RIQUEZA X RENDA X PERSONALIDADE

QUAL É A RELAÇÃO DA RENDA COM A RIQUEZA ?

Muitos usam a renda para classificar-se ou a outro de pobre, classe média, rico, ou milionário, etc,  mas essa informação não é suficiente. Vamos aos exemplos: 

-Um tem 3 imóveis simples, e os aluga por entre 1000 e 1500 reais cada, podendo ganhar de 3 mil a 4.5 mil reais por mês; Se o inquilino sair perde a renda e o dinheiro que recebe parte vai para o governo (IR) e parte deveria ir para reserva de contingência e manutenção.

-Outro trabalha 44h por semana e ganha 5.5 mil reais por mês; Se parar de trabalhar perde 100% da renda;

-Outro ganha  salários acima de 50 mil por mês, mas tem familiares enfermos e  gasta tanto dinheiro que não sobra nada para investimentos.




Em uma visão mais ampla e realista: (1) Se o trabalho não paga ou mal paga as suas necessidades básicas de sobrevivência digna, você é pobre. (2) Se a sua renda é oriunda apenas de seu trabalho e ela paga as suas contas, mas sobra muito pouco e não permite que você faça investimentos para ter um futuro melhor e independente do trabalho e saúde, você seria mais um da classe média; (3) Se a sua renda é oriunda apenas de seu trabalho e ela paga as suas contas, e sobra até muito que permite fazer investimentos para ter um futuro melhor e independente do trabalho e saúde, você seria mais um da classe média alta; (4) Se você atingiu um nível de ter renda independente de seu trabalho e saúde e que possibilita uma sobra para manter investimentos em mais bens geradores de renda que independem do seu trabalho, e sim de outras pessoas, então você é um dos pouquíssimos que se pode considerar rico ou até milionário. Portanto, riqueza não depende somente de quanto você ganha, mas sobretudo de como o dinheiro vem,  dos gastos para manter a renda e a segurança relativa à sua perenidade. A verdadeira riqueza é medida em patrimônio líquido e pela renda passiva, e não pela ilusão da renda de trabalho ou valor de bens imobilizados.

QUAL A RELAÇÃO DA PERSONALIDADE COM O SUCESSO

“Finalmente, tenho o que eu queria. Estou feliz? Na verdade não. Então o que me falta? A minha alma já não tem mais aquela atividade estimulante conferida pelo desejo [...]. Ah,  não deveríamos nos iludir. O prazer não está na satisfação, mas na busca insaciável. [Pierre Augustin Caron de Beaumarchais]. Os humanos são marcados pelo desejo constante de possuir o que não tem – objetos projetados pelas suas fantasias. A grama é sempre mais verde do outro lado da cerca. É preciso superar essa fraqueza para ser um investidor de longo prazo.





Em 2009, Luis Lopes ganhou cerca de 8 milhões de euros no sorteio do Euromilhões. A vaidade e a ganância o fizeram retornar à miséria. Duas coisas definem você: sua paciência quando não tem nada; sua atitude quando tem tudo.  Para ser alguém verdadeiramente rico ou alguém classificado acima disso, com investimentos no mercado de renda variável, é preciso perceber nuances para separar o falso do verdadeiro. Como diz o ditado popular:" Todo dono de bar adora bêbado, mas não para casar com a sua filha." Pessoas ricas sabem o que querem e se comprometem com seus objetivos. Pessoas pobres só sonham em ser ricas, não vão além de uma boa intenção.

REFLEXÃO

Se você quer viver como 1% melhor vive, precisa aprender o que eles sabem e deixar de fazer o que 99% fazem.

Quem faz o que quer no curto prazo [presente] poderá ter que suportar o que não quer no longo prazo [futuro]



O que mantém algumas pessoas pobres enquanto outras ganham milhões? Com base na realidade social brasileira, considere qualquer sala de aula em qualquer escola de ponta particular e observe os alunos. Acredite que daqui a vinte anos alguns deles serão ricos e outros pobres. Faça uma reflexão com relação à sua realidade, quantos colegas seu de infância que ‘em tese’ tiveram os mesmos recursos materiais de famílias com posições econômicas relativamente semelhantes que você e hoje estão mais pobres ou mais ricos que você. Considere ainda, os que eram mais pobres e hoje estão mais ricos que você. Todos ouviram os mesmos professores e tiveram os mesmos livros didáticos. No entanto, apesar disso, alguns se tornaram ricos e outros não. Por que? Porque os humanos têm habilidades e aptidões diferentes, e farão escolhas diferentes. No final das contas, tudo se resume a escolhas. 

Claro, às vezes coisas ruins acontecem e produzem impactos diferentes na vida de cada um. Alguns têm famílias que não ajudam e até empurram para trás, como se fossem inimigos, outros enfrentam problemas de saúde ou se colocam gradativamente ou subitamente em situações em que suas únicas opções disponíveis são todas ruins. Mas, no final, para 99%, a posição na vida e a riqueza construída ou não dependem das escolhas feitas com o apoio de um talento (nato), de sorte, de muito trabalho perseverante e de uma personalidade favorável ao melhor desempenho.

Todos precisam ser guiados ao longo de toda a vida, todos são guiados por alguém e também são guias de outros, haja vista que ninguém sabe tudo e todos são aprendizes do nascimento à morte, mas há pessoas que preferem ser permanentemente guiados e nunca se esforçam em aproveitar as orientações para tornarem-se seus próprios guias o máximo possível.

Os grandes investidores no mercado de renda variável têm algumas qualidades que facilitam - e são até indispensáveis - para o sucesso. O sucesso, seja lá o que este for considerado para alguém, é resultado de: TALENTO (sorte na concepção, no DNA); SORTE e AZAR (relativos ao acaso não relacionados à genética), MUITO TRABALHO com foco no objetivo. 

“Na atividade de investimentos, é fácil confundir sorte com talento” 

A seguir indicarei algumas características que percebo sobre as pessoas propensas a terem sucesso no investimento no mercado de renda variável:

“O mais importante é invisível aos olhos”  [Antoine de Saint-Exupéry – 1900-1944)

(1). A RAIZ DO SUCESSO OU FRACASSO: Somos matéria perecível e mutável. Tudo tem começo, meio e fim, a questão é apenas quando! O Ser Humano é como um computador, tem o poder de ser programado e reprogramado, mas não pode ter sua natureza alterada. O humano, para fazer melhor uso de sua natureza, pode mudar sua programação, mas, para isso, precisa antes mudar seus valores. Há humanos com normal e péssima autoestima, e uma grande variedade entre estes dois extremos. Uma das características distintas de um homem com autoestima é de considerar o universo aberto ao seu esforço que procura aproveitar pelo prazer no trabalho produtivo, inclusive de sua mente; sua alegria de vida é alimentada por seu interesse constante em crescer em conhecimento e habilidade: pensar, alcançar, seguir adiante, enfrentar novos desafios e superá-los, para ganhar o prazer do orgulho de uma eficácia em constante expansão.  *No outro extremo, está  o homem da mentalidade anticapitalista*. Ele tem o prazer NÃO em realizações, *mas em destruição*, cuja ação é focada não em atingir eficácia, mas em dominar aqueles que a atingiram: a alma de um homem tão miseravelmente desprovido de valor próprio e tão dominado pelo terror da existência, que sua única forma de auto realização é lançar seu ressentimento e ódio contra aqueles que não compartilham seu estado psicológico, aqueles que estão aptos a viver a vida como ela é. 

É como se pela destruição do confiante, do forte e do saudável, pudesse compensar seu sentimento de menos valia, de impotência, em eficiência, ainda que claramente falsa. Um tipo deste quando está em uma  festa participa dela por razões sem relação com as atividades reais que estão acontecendo: odeia, despreza ou teme todas as pessoas presentes, age como um tolo barulhento porque a festa já o poupou, pelo menos por algum tempo, do terror de estar sozinho. É como o prazer de estar bêbado que, obviamente, equivale ao prazer de fugir da responsabilidade da consciência desfrutando da ilusão de um universo onde ninguém é sobrecarregado com propósito, lógica, realidade ou consciência. Ocasiões de tédio silencioso, em que o tédio é o valor.

A que tipo de egoísmo interessa a pessoa neurótica com caridade “sem ver a quem”, ajuda humanitária de modo geral? Ao ego do próprio caridoso/solidário fragilizado com precária autoestima, segurança, confiança, que sofre com uma permanente sensação de que sua estrutura vai desabar, deixando-o frente a uma realidade imperdoável, desconhecida, absoluta e austera. Portanto, *solidariedade não é só dar, é também muito mais pedir em causa própria.* CONCLUSÃO: As aparências enganam. Esse tipo de pessoa usa mais a energia para criticar a riqueza do que para aprender a construir a própria.

(2).Eles têm claridade de pensamento e do olhar sobre o vasto, complexo em variáveis e o móvel panorama das inúmeras variáveis pertinentes ao mercado de renda variável, para reduzir as consequências de enxergar tudo apenas como um Caos fortuito ou a imagem projetada de seus próprios sonhos, desejos, preconceitos e temores. Tem a mente abertasão pessoas que têm ideias mais flexíveis e que se adaptam mais facilmente às transformações do mundo contemporâneo. Acreditam que o mundo mudou e ainda vai mudar, principalmente quanto a formas de ganhar dinheiro.


(3) Eles sabem evitar a imbecilidade coletiva que desconsidera tudo que não seja confirmado pelo testemunho unânime da “inteligência” coletiva; qualquer coisa fora dela simplesmente não existe. Muitos dizem “amém” à opinião grupal por medo da solidão. Compreende-se assim porque o mercado acionário é descrito de várias formas diferentes, a exemplo dos DayTraders e os “By and Hold”, extremos opostos. É preciso aprender a dizer não, sobretudo para você mesmo! Pare de agradar a todos, dê prioridade às suas próprias convicções e NÃO o que os outros projetam em você. 


Nunca se misture com pateta(s). Você só terá a perder.

Divergir da multidão é indispensável quando ela debanda em direção ao penhasco. Os que conseguem reconhecer os erros dos outros podem além de não perder até lucrar muito, indo no sentido contrário. Todavia, não se pode tomar atitudes opostas às da multidão sem ter uma firme convicção do motivo pelo qual a multidão está errada. É preciso estar preparado para sentir-se sozinho, desconfortável, porém convicto de que o consenso da maioria está errado. O investidor experiente, extremamente consciente disto, identifica as ilusões antes do tempo evita aceitá-la ou alinhar-se com a multidão, quando não for o caso. Investir significa preocupar-se com o futuro, mas ao lidar com as previsões pessimistas deve-se pensar em duas coisas: (1) quais eventos podem ocorrer de fato; (2) qual a probabilidade de que esses eventos aconteçam. É imprescindível manter-se no domínio da razão. Oscilar com o pêndulo das crenças  do rebanho resultará em rendimentos médios a longo prazo e na possibilidade de acabar arruinado nas extremidades da oscilação. Somente a experiência construída sobre a fundação do conhecimento adequado permite separar coisas que aparentam ser boas e de fato são das que aparentam ser boas e não são. É por isso que o conceito de valor intrínseco e tê-lo como referência é tão importante nos investimentos no mercado acionário. O uso deste conhecimento como referência permitirá comprar quanto todos os outros estiverem vendendo. O objetivo vai além de encontrar bons ativos, é preciso associá-los a compras a bom preço. Não se trata apenas do que se compra, mas também do quanto se paga. Um ativo de alta qualidade pode, em uma dado momento, ser uma compra boa ou ruim. A falha em distinguir bons ativos e boas compras  dos seus opostos coloca a maioria dos ‘investidores’ em apuros. O mercado não é racional e os preços não decorrem necessariamente como resultado de um processo analítico, é importante pensar sobre as forças psicológicas por trás dele. As pechinchas, em geral, fundamentam-se na irracionalidade e ou em alguma compreensão objetiva incompleta [equivocada]. As coisas tendem a ser mais baratas quando a baixa qualidade dos ativos afasta o interesse, porém, esta associação de preço baixo e qualidade ruim nem sempre é a regra, e é forte o preconceito de que isto está presente em 100% dos casos. O investidor experiente  identifica as melhores oportunidades [valor e preço] por si mesmo.

Seguir a boiada é também uma forma de fugir da responsabilidade de escolher e decidir pela própria conta e risco. O crescimento é encontrado FORA da zona de conforto. Enxergue isso e evitará grandes problemas: parentes, familiares e amigos também podem atrapalhar muito. Seus pais não ficarão vivos para lhe ajudar sempre, é preciso assumir a responsabilidade pelo próprio futuro. Não têm medo à rejeiçãoA autoconfiança faz com que elas não busquem a constante aprovação dos outros. Sabem que podem ser felizes sozinhas, que não devem nada a ninguém e por isso não têm medo à rejeição. São muito fiéis aos seus valores.

Seu próprio comportamento pode ser o maior motivo para o seu fracasso. Isto não é 100% verdadeiro, a vida é cheia de sortes e azares, mas, com base na prudência, este pensamento o obrigará a avocar para si a responsabilidade e afastar o hábito de seguir 'boiada' e culpar terceiros pelos seus infortúnios. Não perca tempo e dinheiro para ficar bem com os falsos valores sociais e os falsos amigos. Você vai morrer em algum momento e não sabe quando isso vai acontecer, mas deve ir  em frente enquanto viver! Sim, você vai tropeçar; você vai cair de cara no chão; você vai parecer um palhaço. E DAÍ?? O fracasso é apenas um trampolim para o seu sucesso e uma maneira de corrigir o curso. Sinta esse medo e FAÇA-O ASSIM MESMO! Desenvolva o hábito de seguir em frente, e você se tornará a pessoa confiante que não deixará que nenhum contratempo ou obstáculo os impeça de tentar conseguir o que deseja. Grave bem isso: Somos as decisões e escolhas que fazemos diariamente.

É um enorme erro basear-se na maioria porque é um  enorme erro tratar de forma igual pessoas diferentes (e todos são diferentes), você não é igual a ninguém e vice-versa. Respeito e educação é denominador comum, mas as ambições, a experiência na vida, o entendimento dos fatos, a competência, a confiança em si, as possibilidades as motivações e o querer  são únicos em cada um. O desenvolvimento de um país depende do desenvolvimento de cada um de seu povo e isto depende da motivação individual. Motivar não é animar alguém. Motivador não é um animador de plateia, um bobo da corte, um contador de piadas e de amenidades para extrair risadas da plateia. Motivação significa ato de criar uma razão (um motivo) para algo, motivador o agente que motiva alguém para algo além do senso comum que induz a todos a não agir e garantir o que já possui, ainda que pouco.  Motivar é fazer crer que desejo sem ação é ilusão, portanto, é criar coragem para agir. Os cemitérios estão cheios ‘esquerdistas’ com  visões e ideias que não foram realizadas por falta de coragem. As competências representam as habilidades, aptidões e as capacidades em geral que cada indivíduo possui. Existe uma grande gama de competências, desde conhecimentos teóricos específicos, tecnológicos, culturais, etc.. que agregam possibilidades de resolução de problemas. Elas não são estáticas e devem permanentemente ser aperfeiçoadas para manterem-se em constante progresso.

(4) São corajosas: São pessoas que confiam no próprio potencial. Estão acostumadas a enfrentar seus medos, debilidades e problemas de frente, o que é um sinal de força moral. E como sempre têm um contato íntimo com o seu interior, elas têm mais facilidade em encontrar respostas para as suas aflições. São mais resilientes e lidam melhor com as adversidades da vida. Acentue o POSITIVO. Elimine o NEGATIVO. Em razão do instinto de auto preservação, as pessoas tendem a se concentrar no negativo. Por mais difícil que seja, concentre-se nos aspectos positivos de cada situação e conduza-se com uma atitude positiva. Se alguém lhe incomoda ou é cruel com você, lembre-se de que você não sabe o que realmente está por trás de tudo isso. Eles podem ter tido um dia ruim ou uma vida difícil. Você simplesmente não sabe e não deve se preocupar com isso também, apenas afaste-se do mal. Você não precisa da  negatividade ou estresse de ninguém.

Há um grande ensinamento nessa imagem.

Não é o fato da "cabra da montanha" estar se arriscando em um pulo que se for mal, pode mudar o resto da vida. Não é o fato dela calcular o suficiente para fazê-lo. O relevante é que a mente e os olhos dela estão focados em uma coisa: o destino final. Não olha para baixo perguntando se vai cair e morrer. Não olha para trás lamentando a decisão que tomou. Ou ainda perguntando-se o que aconteceria se ele tomasse uma rota diferente para o seu destino final. Sua visão está em uma só coisa: o outro lado (o objetivo final).  Muitas vezes na vida, não temos coragem para dar um grande salto (seja lá o que for). Depois, horas, dias, semanas ou até meses depois, nos encontramos ainda olhando para baixo, para trás, ou para o lado...  Se decidiu dar um pulo na sua vida, este é o seu lembrete para manter a mente e a concentração em frente, apesar do que possa estar enfrentando no presente. Pare de se concentrar nos caminhos da vida que você poderia ter tomado. Em vez disso, concentre-se nos caminhos que você tomou e pode seguir a partir do hoje. O passado não pode ser alterado. Em suma, o que está feito está feito. No entanto, o futuro está repleto de oportunidades abundantes que você pode aproveitar. Você pode mudar o caminho da sua vida, mas precisa começar a agir. Deixo-vos com uma citação de Karen Lamb que me impactou durante anos: “Daqui a um ano, você desejará ter começado hoje”.

Milhões de pessoas sonham em obter retornos de investimento fantásticos, como o presidente da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, ou o lendário ex-gerente do Fidelity Magellan Fund, Peter Lynch. Infelizmente, falta à maioria deles um ingrediente crucial: a mentalidade certa. Aqui está o que quero dizer :

Antes do início da pandemia de coronavírus, uma pesquisa de opinião pública YouGov perguntou a pessoas em 17 países: "Considerando todas as coisas, você acha que o mundo está melhorando ou piorando, ou nem melhorando nem piorando?"  Apenas 11% responderam que as coisas estavam melhorando. (Nos EUA, apenas 6% achavam que as coisas estavam melhorando.).

Há duzentos anos, 84% da população mundial vivia em extrema pobreza. Em 1981, segundo o Banco Mundial, esse número era de 42%. Hoje é menos de 10%. Há duzentos anos, 90% da população mundial era analfabeta. Hoje esse número está invertido: quase 90% sabem ler. Nos últimos 30 anos, mais 2,6 bilhões de pessoas obtiveram acesso à água potável. Mais de 85% dos cidadãos do mundo agora têm acesso à eletricidade. Há trinta anos, zero por cento da população mundial tinha acesso à Internet. Hoje, mais da metade o faz. Não há guerra entre as grandes potências mundiais desde 1945. Nos últimos 30 anos, as guerras civis têm sido muito menos frequentes. Os ataques terroristas também diminuíram.

Estamos vivendo o que o psicólogo de Harvard Steven Pinker chama de "Longa Paz". Existem muitos outros sinais de melhora: O número de pessoas vivendo em democracias está aumentando; A expectativa de vida em todo o mundo está aumentando; Os padrões de vida nunca foram tão elevados; O nível de escolaridade nunca foi tão grande; Apesar do forte aumento no ano passado, os crimes violentos estão em um ciclo de declínio de longo prazo; A qualidade do ar e da água está melhorando. As emissões de carbono dos EUA estão diminuindo. Estudos mostram que a intolerância religiosa, a desigualdade de gênero, o racismo e a homofobia diminuíram. No entanto, a maioria das pessoas não sabe dessas coisas.

Em seu livro Factfulness: Dez razões para estarmos errados sobre o mundo - e por que as coisas são melhores do que você pensa, o renomado educador público Hans Rosling explicou como ele colocou centenas de questões sobre pobreza e riqueza, energia e meio ambiente, armas e violência, e desenvolvimentos globais em saúde, educação e igualdade de gênero para milhares de pessoas em dezenas de países. O que ele descobriu foi uma história de enorme ignorância, mesmo - ou especialmente - entre pessoas bem informadas e altamente educadas, incluindo ganhadores do Nobel.  Rosling concluiu: Todo mundo parece entender o mundo terrivelmente errado. Não apenas devastadoramente errado, mas sistematicamente errado ... [Os resultados do teste] são piores do que os resultados que eu obteria se as pessoas que respondem às minhas perguntas não tivessem nenhum conhecimento.

No entanto, os empresários e investidores mais bem-sucedidos do mundo têm uma perspectiva mais precisa. Eles não acertam tudo. Ninguém faz. Mas eles têm uma visão mais precisa do quadro geral. Eles reconhecem o progresso que está ocorrendo. E eles investem nisso. O mentor de Buffett, Benjamin Graham, disse a famosa frase: "Sem uma fé salvadora no futuro, ninguém investiria.” Para ser um investidor, você deve acreditar em um amanhã melhor."

Em uma reportagem de capa da Barron há não muito tempo, Lynch disse: "A tese subjacente a tudo ... é que os EUA ficarão bem. Se você não acredita nisso, não deveria estar no mercado de ações." E em um relatório anual recente da Berkshire Hathaway, Buffett escreveu : Muitos americanos agora acreditam que seus filhos não viverão tão bem quanto eles próprios. Essa visão está totalmente errada: os bebês que nascem na América hoje são a safra mais sortuda da história ... A magia econômica da América continua viva e bem.

Claramente, os grandes investidores reconhecem que temos sérios problemas e contratempos. Sempre foi assim e sempre será. Mas, por décadas, a maioria das coisas tem melhorado para a maioria das pessoas na maioria dos lugares, em muitos aspectos. Por que a grande maioria de nós não percebe isso? 

(5).Eles são pessoas FOCADAS. Sem FOCO, sem resultados. Somos a geração mais distraída da história.: TV, SMARTFONE, GAMES, FESTAS, etc. Elas sabem o valor do tempoSabem que o tempo é um bem precioso e que deve ser aproveitado, por isso, questionam melhor as tarefas cotidianas. São mais produtivas e têm mais poder de concentração. E como valorizam o próprio tempo, sabem dar valor ao tempo dos outros.

A busca de conhecimento equivale ao “passo atrás” para saltar muito à frente. O ato de se questionar, muitas vezes, leva à condição de criar novas coisas com base em um novo entendimento. Para o aprendizado, também é necessário ter método e organização. Isso significa a necessidade de ter objetivos claros, abastecer-se de boas informações, crescer e desenvolver-se. Sem organização e método, fica-se navegando na aleatoriedade, sem foco, sem objetivo, sem entendimento real e profundo dos conteúdos. 

(6) É preciso ter cuidado com os operadores-de-botequim onde todos se sentem “experts” para indicar o caminho que nunca tiveram coragem de fazer por conta própria com o próprio dinheiro. Ninguém pode diretamente mudar ninguém, então, evite cercar-se de pessoas ruins, não interfira no caminho delas e nem as convide para andar na sua companhia no seu caminho. Lembre-se: pássaros diferentes não voam juntos; peixes diferentes não formam cardumes, etc.

(7).São capazes de captar os principais pontos de qualquer assunto muito rápido. Ou seja, entendem o essencial e sabem diferenciá-lo do não essencial. Aprenda, busque, submeta-se a novas informações não porque o professor pediu, não porque o chefe espera, não porque seu marido ou esposa aguarda, mas porque você se dispõem a ser uma pessoa melhor profissionalmente, intelectualmente, socialmente, etc.. Lembre-se de que o que está pronto também já pode estar mais perto do desaparecimento, do processo de decomposição, da morte. Um exemplo notório é a transformação forçada ocorrida com as empresas de telecomunicações em razão do desenvolvimento tecnológico. Considere que todo saber é um degrau de subida para o permanente e necessário desenvolvimento pessoal e não um ponto de chegada. Preocupe-se com a capacidade de aprendizado: dinamismo, criatividade, capacidade de questionar, protagonismo em sua vida, resiliência, adaptabilidade às mudanças, capacidade de aprender com as ameaças, porque – no mínimo – todos são (e necessitam ser) empreendedores da própria vida.

Primeiro é preciso entender algo explicado e em seguida é preciso saber explicar o que entendeu com outras palavras ou de um jeito mais simples. Não saber explicar de uma maneira diferente o que ouviu ou leu em livro texto/material de referência ou se não consegue explicar sem usar jargões da própria área de formação, então não é pessoa com capacidade adequada para lidar com as inúmeras variáveis do mercado acionário. Uma pessoa adaptada para isso não é uma pessoa que decora um monte de coisas ou que lê muito conteúdo, mas sim aquela que identifica mais rapidamente quais são os conceitos essenciais de um novo assunto e consegue deduzir sozinha o que os outros geralmente só conseguem pegar depois de estudar muito. Justamente por isso ela vai ter facilidade e não dificuldade de remontar/compilar/concatenar o conhecimento que tem com uma roupagem diferente sem perder a ideia central. São capazes de traçar paralelos entre as ideias e conceitos que elas aprendem, mesmo que sejam assuntos totalmente diferentes.

(8).Elas possuem um brilho no olhar ímpar, como se tivessem uma energia diferente, mas se empolgam menos e raciocinam mais.

(9).Sabem encadear as ideias de maneira excepcional. Falam menos e fazem mais. Pensam sobre projetos e coisas úteis. 

(10).Aplicam os conhecimentos teóricos que possuem no mundo real. Executam mais as ideias. Ideias sem execução não valem nada. Não temem o fracasso. A falha sempre existirá, se você não está falhando, é porque não está tentando DURO o suficiente. A maioria falha porque está muito focada em evitar perdas ou, no outro extremo, sempre obcecada com o próximo grande acontecimento. Em suma, MEDO e FALTA DE FOCO. Frustrações e fracassos são partes integrantes da vida humana de sucesso.

(11) Praticam, praticam, praticam. A confiança é uma habilidade. Como qualquer habilidade, você só fica melhor se a puser em prática regularmente. Você poderá descobrir  que a situação particular com a qual se depara não é tão assustadora e que você tem capacidade mais do que suficiente para lidar com ela com autoconfiança. A confiança que você construir irá aprimorar todas as áreas de sua vida e construir melhores carreiras, relacionamentos e relações profissionais. Mas, isso só vem com a prática.

(12).Conseguem ver relações sutis de causa e efeito.  E sabem que alguns processos naturais da vida não podem outros devem ser acelerados. O mundo digital e as transformações da sociedade em razão desta aceleraram as mudanças no mercado de trabalho nos últimos 20 anos como nunca antes em séculos, criando novas e destruindo antigas oportunidades [uma das oportunidades a ser destruída pode ser a sua]. É preciso ter vontade/disposição/capacidade  de aprender em cada segundo e oportunidades ao longo de toda a vida. Até o fim de 2022 cerca de 50% das habilidades profissionais que existem hoje serão transformadas, sendo substituídas por outras, deixando de ser necessárias ou sendo complementadas [ fonte: Fórum Econômico Mundial]. Mais de 1 bilhão de empregos no mundo serão completamente transformados ao longo da atual década [2020 a 2030 – fonte: fórum econômico mundial]. Em 2022, 133 milhões de novos empregos serão criados pela digitalização [fonte: Future of Jobs, World Economic Forum]. Até 2025, mais da metade do trabalho no mundo já será realizado por algoritmos e máquinas [fonte: Future of Jobs, World Economic Forum]. Trabalhadores precisarão aprender mais habilidades sócio-emocionais e habilidades tecnológicas para poder ocupar faixas salariais mais altas. No cenário pós-covid, a grande maioria das pessoas precisará se requalificar para novos trabalhos [fonte: Future of Work after Covid-19, McKinsey Global Institute]. Profissionais especializados com nível de pós-graduação ou MBA ganham em média 66% mais do que profissionais não especializados, uma diferença que tende a aumentar em favor de formações capazes de especializar um profissional [Fonte: FGV]. 

A mudança de tudo é uma constante, desde fatos simples até eras de mudanças e mudanças de eras.  Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Quem não observa as mudanças de sua época, quem permanece imutável, indiferente a relevantes  mudanças, poderá terminar  até destruído por ela. Há mais de 2000 anos Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático considerado o “pai da dialética”, já dizia: tudo é mudança. O escritor e futurista norte-americano Alvin Toffler, autor dos livros “Choque do Futuro” e “A Terceira Onda” observou: O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender (hábitos, formas de produzir, modelos e paradigmas obsoletos, etc) e reaprender. Galileu Galilei dizia: “não existe nada pronto e perfeito, e sim adaptações, mutações e transformações do conhecimento”. Aprender sempre foi um desafio permanente na vida  em todas as épocas da humanidade, ele sempre existirá na vida de todos de modo formal (estudo tradicional) ou informal com estímulos voluntários ou involuntários (sortes e principalmente os azares). 

(13).Eles não trocam a verdade pela mentira agradável. A humanidade sempre preferiu mentiras agradáveis a ter que conviver com verdades por vezes dolorosas, mas que podem levar à introspecção e ao verdadeiro conhecimento. Isto explica ao abandono (pouca importância) ou substituição do lema platônico – a cada um de acordo com sua natureza e ações – por outro mais agradável – a cada um segundo suas necessidades. Enquanto o primeiro inclui necessariamente algum esforço, o segundo acena com um estado de coisas paradisíaco ou nirvânico onde todos terão suas necessidades atendidas, tal como também é vendido o paraíso cristão. Em suma, desconfiam do politicamente correto.

(14).Eles sabem que a criatividade às vezes é mais importante do que inteligência. Se um aluno ‘C’ fornece soluções criativas, e o estudante ‘A’ não, é altamente provável que o estudante ‘A’ não consiga algo melhor que o "C". Não resista a mudanças. Ficar preso ao passado tem consequências dolorosas. É como ignorar aprender a investir no mercado acionário e continuar acreditando que nada é melhor do que investir em imóveis: terras, prédios, tal como foi até meados do século XX.

(15).São pessoas inteligentes e perseverantes nos seus objetivos. Inteligência não é sinônimo de força interior para chegar ao "topo da montanha." E persistência na coisa errada também não levará ninguém ao sucesso. Mas, evite o hábito da satisfação imediata em tudo. Crie os hábitos da PACIÊNCIA, PERSISTÊNCIA e TRABALHO, que são suas melhores companhias. O trabalho duro pode vencer o talento, quando o talentoso não trabalha duroVocê também pode não ser derrotado se for consistente e trabalhador persistente. Todo mundo enfrenta tempos difíceis, mas são as pessoas que conseguem suportar os momentos difíceis que acabam vendo o lado do sucesso. 

(16).São inteligentes, cultos, humildes e empáticas. Se você mesmo não confiar no seu próprio taco, quem fará isso por você? Que a autoestima é fundamental para conseguir ir atrás dos grandes objetivos é indiscutível, mas a que ponto esta autoestima se torna um ego inflado produtora de prejuízo para outros e a si mesmo? O mundo está cheio de gente querendo pisotear os outros e não medem esforços para fazer isso. Sentem-se superiores com a desgraça de outros. Não aceitam o sucesso dos outros, sentem-se diminuídos por eles. São desleais, desrespeitosas, ofensivas e esperam que o mundo gire em torno de seus interesses, necessidades e desejos. Elas não entendem o que é apoiar ideais e emoções de outros. Elas nunca perguntam: “o que posso fazer por você?” Elas só estão preocupadas com o que os outros podem fazer por elas. Acredite, há pessoas assim em cada esquina. Na base do ego inflado está o sofrimento que o ego inflado quer esconder: traumas e frustrações. Ego inflado produz um sentimento de falsa superioridade que produz a incapacidade de aprender e ouvir autocrítica e atrai a ameaça dos invejosos, dos narcisistas, dos que se sentem inferiores por qualquer coisa, e o afastamento até mesmo de pessoas boas e tolerantes, etc. Nunca se esqueça de que as pessoas só compram ou passam produtos ou ideias de [ou para] pessoas de quem gostam [confiam] e consideram gostar dela [reciprocidade]. "Conhecimento incha", observou um antigo teólogo judeu. Como adquirir conhecimento é fácil para algumas pessoas, elas podem ser tentadas mais do que o resto com o esnobismo intelectual, que sempre impede o crescimento, já que a arrogância é o principal inimigo do aprendizado. A educação formal é muito útil, mas a autoeducação e o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida também são. O que é aprendido hoje, pode não ser útil décadas após. Pessoas arrogantes não são agradáveis de se ter por perto, mas pessoas de sucesso quase sempre são pessoas agradáveis. As pessoas quase sempre compram ou passam produtos ou ideias de [ou para] pessoas de quem gostam e acham que gostam dela. Então, se alguém só consegue se relacionar com equações ou ideias, e não com pessoas, isso limita muito o potencial de aprender com os outros. São empáticas: Têm uma enorme habilidade para se colocar na pele do outro e entender o que ocorre com as coisas que as cercam. Não costumam se intrometer no comportamento alheio. Têm mais facilidade em ver o lado positivo de cada situação de uma forma prática, tranquila e consciente. Aprenda e domine os fundamentos, aprenda as melhores maneiras de aprender, observe padrões produtivos e amplifique-os. Se fizer uma falsa suposição do sistema, terá azar.  Consiga outros para ajudá-lo! Se você não pode ser mais talentoso que eles, TRABALHE COM ELES.

(17).Use o dinheiro para ter mais liberdade e segurança - não para consumo. O consumismo  não te fará feliz. Adote o hábito financeiro mais útil que alguém pode ter: Frugal. Faça um jogo para ver quanto dinheiro você pode economizar ... e coloque todos os trocos e dinheiro que você tem em uma caixa ou cofrinho no final do dia, todos os dias. Você ficará surpreso com o quanto você pode economizar. O hábito da frugalidade, mais o hobby de investir com sabedoria , já enriqueceu muitos.  Nunca compre  com cartão de crédito sem controlar o seu saldo (solução fácil: use um pequeno livro de registro de cheques ou um pequeno caderno para controlar todas as compras de CC .. e manter um saldo em execução). Sempre quite o saldo total do cartão de crédito no final do mês.