A RIQUEZA E O DINHEIRO


Meu favorito segmento do livro “pai rico, Pai pobre”: Dinheiro pode não ser a coisa mais importante no mundo, mas afeta tudo que é mais importante na vida: sua alimentação, sua saúde, seu estilo de vida, sua educação.


Ser econômico em tudo é a maneira de construir riqueza? Em primeiro lugar, DEVE-SE SABER QUE o conceito de riqueza é relativo, como quase tudo na vida.

Há muitas pessoas que se consideram ricas em razão de sua quantidade de dinheiro, mas quando a sua riqueza é avaliada pelos aspectos indicados neste texto tornam-se até pobres. O primeiro ponto de partida para a reflexão é esclarecer o que a verdadeira riqueza significa para você, com base no estilo de vida e nas escolhas que deseja criar para si no presente e para o futuro e JAMAIS baseá-la nas expectativas do seu grupo de pares, principalmente parentes e “amigos”. Segundo ponto é o de não basear a riqueza apenas em uma quantidade de dinheiro. Por exemplo, $ 400 milhões soa como uma quantia quase indestrutível de riqueza. No entanto, foi quanto Mike Tyson acumulou ao longo de sua carreira no boxe, apenas para acabar com uma dívida de $ 34 milhões em poucos anos.


O que nos leva ao terceiro ponto: Focar só no dinheiro não traz garantia de futuro. Imagine sua conta bancária como um balde cheio de moedas: quanto maior o balde, mais dinheiro você tem. Incrível. Exceto pelo buraco no fundo desse balde. Dependendo de seus hábitos de consumo, você pode controlar o tempo com que todas as moedas sairão do balde, isto poderá ser adiado, mas o balde irá esvaziar-se totalmente ainda que muito lentamente, salvo se você continuar enchendo do topo. É por isso que o fluxo de caixa é muito mais importante do que o dinheiro em si. Digamos que você gaste $ 10.000 por mês e tenha um milhão no banco. Isso vai durar 8 anos, o que na verdade será muito mais parecido com 5-6 se incluirmos a inflação e despesas inesperadas. Então acabou. Mas se você tem $ 0 no banco e $ 20.000 entrando todos os meses, em 8 anos você terá o mesmo estilo de vida e viverá como se tivesse um milhão no banco. O segredo é encher aquele balde mais rápido do que ele esvazia e garantir que ele ficará sendo abastecido até o último dia de sua vida. Quando você está sendo frugal, tudo o que você está fazendo é diminuir o buraco no fundo do balde. É por isso que um dos segredos da riqueza é aumentar o que entra no balde e diminuir o que sai. Reduzir as despesas deve servir para aumentar sua receita para esta possibilitar investimentos geradores de renda perene, e não o de ser o objetivo final.

Ser econômico em tudo apenas para colecionar dígitos em uma tela de extrato bancário não é uma riqueza real. O dinheiro é gerador de possibilidades: de viajar, de cuidar de si e dos outros, apoiar as causas que lhe interessam e criar experiências fantásticas. Mas, o dinheiro em si é um pedaço de papel / plástico / número inútil na tela até que você o use para resolver problemas ou criar novas oportunidades para si mesmo, que vão desde atender a desejos do presente até a preservação da dignidade no futuro. Além de refletir sobre a importância do fluxo de caixa, reflita também sobre a sua motivação em ter dinheiro: desejos do presente ou dignidade no presente e futuro ou um equilíbrio entre ambos. Senão, você poderá ficar preso a necessidade  de dinheiro por toda a sua vida. Lembre-se de que os desejos são ilimitados e os recursos são relativamente escassos e quem faz o que deseja no hoje poderá ter que suportar o que não deseja no futuro. No longo prazo todos estaremos mortos, mas é preciso considerar que este poderá tornar-se o presente até que o fim aconteça. Além disso, quando você tem um propósito claro para gerar mais dinheiro, fica mais motivado para fazê-lo e até mesmo encontrar maneiras de tornar o trabalho agradável ou menos desagradávelUm ótimo propósito nos leva ao quarto pontoMuitos são educados com a crença de que o verdadeiro sucesso, para durar de verdade, precisa vir por meio do trabalho árduo e se tornam bastante resistentes a qualquer um que os tente alertar sobre as vantagens da renda passiva. Os devotos do cristianismo sentem-se culpados de ganhar dinheiro sem o trabalho sofrido. Com essa situação de depender do próprio trabalho e saúde não é sustentável de forma saudável e segura, cedo ou tarde, vivencia-se a queda inevitável e a depressão que fazem parte do ciclo. Não se pode viver bem sendo responsável sem o foco na durabilidade da renda. Quando você combina dinheiro com crescimento na qualidade de vida, incluída nesta a tranquilidade pela segurança financeira, ao longo de toda a sua vida, é quando você tem uma riqueza real.  A seguir algumas lições que a vida já deixou inúmeras vezes para quem já foi muito rico e subitamente ficou pobre.

-Cuidado com a alavancagem (empréstimos)

-Espere pelo melhor, planeje para o pior.

-Não fique complacente com o sucesso. Já existiram negócios que viraram pó após mais de 30 anos de ascensão.  

-Nada dura para sempre

-Tenha  renda de investimentos além da sua empresa ou de seu trabalho individual autônomo ou de empregado. O real ou melhor valor do dinheiro só é sentido na falta dele e não na abundância.

- Há muitos milionários distantes dos holofotes da mídia. De fato, o melhor é não 'parecer rico' ou  famoso. Se você é rico e não precisa ter cliente, ser empregado ou empregador, o melhor a fazer é ser invisível aos olhos dos invejosos. Desejar mostrar riqueza comumente reflete um caráter de alguém também invejoso, que precisa sentir-se superior aos outros, e se não for por valor, que seja apenas por dinheiro.