ESTÁGIOS DA VIDA FINANCEIRA

Aja "normalmente" conforme a massa das pessoas. Vá trabalhar para pagar as despesas crescentes. Corra para ir ao trabalho e levar os filhos à escola. Assista TV diariamente para acompanhar os problemas do mundo. Aja conforme o "mantra" atual: "mais é melhor", não importa de quê e para quê! Seja mais um arrastado pelo turbilhão da moda.  Trabalhe para ficar igual a algumas pessoas que têm closets do tamanho de uma casa inteira de regiões pobres. Trabalhe para ter coisas bonitas para impressionar os amigos, mesmo sabendo que assim ou há algo de errado em você ou você está com os amigos errados. Viva para o desejo de se "encaixar" acima ao de ser você mesmo. Viva para o desejo de ficar bem com os "amigos" acima ao de ficar bem com você mesmo. Siga a cultura que iguala "estar ocupado" com "ser importante" e "ser importante" a sucesso. Viva para atender as expectativas culturais e os interesses dos outros e financeiros do mundo que mudam ao sabor do vento, tal como aqueles que são escravos da moda, e torne-se um prisioneiro delas. Viva como um ator coadjuvante de sua vida e trate suas roupas e carros como a estrela do filme de sua vida. Ignore a importância de ter tempo e dinheiro extra no bolso e prefira coisas extras gerando gastos e despesas de manutenção inúteis. Ignore que é mais fácil e barato ser você mesmo do que tentar impressionar. E, como consequência direta, fique com insônia preocupando-se com a velhice. E, por fim, vestido com roupa de grife em um carro caro da moda e de bolso vazio grite: Eu sou livre !


Fazer algo que se gosta sob um cronograma do qual não se tem controle algum provoca a mesma sensação de fazer algo que se odeia. De modo oposto, alinhar o dinheiro em direção a permitir fazer o que se quer, quando quiser, com quem quiser, onde quiser, pelo tempo que quiser representa para a saúde física e mental o melhor retorno possibilitado pela riqueza do dinheiro investido objetivando este fim. O grande valor intrínseco do dinheiro é a capacidade de criação de independência e autonomia do cronograma de atividades para o seu possuidor , através de investimentos produtores de renda passiva que só o sistema capitalista possibilita. 

“Quem não tiver para si dois terços de seu dia é um escravo, seja ele quem for.” [Friedrich Nietzsche – 1844-1900]

Ter o controle do próprio tempo é o maior dividendo que o dinheiro pode pagar.  Isso é sinônimo de LIBERDADE. Ter uma forte sensação de estar no controle da própria vida é um indicador mais confiável de sentimentos positivos de bem-estar do que qualquer uma das condições objetivas de vida a que se costuma prestar atenção. Mais do que a sua renda, mais do que o tamanho da sua casa, mais do que o prestígio do seu trabalho, mais do que o valor do seu carro.  Conquistar a independência financeira significa ser livre e não precisar trabalhar para conseguir manter o orçamento em dia. Isso não quer dizer que você não possa continuar trabalhando. Ao contrário, muitas pessoas têm o desejo de se dedicar a um projeto ou sonho de vida depois da aposentadoria. A questão é que, quando se é financeiramente independente, pode-se fazer isso no momento em que desejar, sem que o trabalho e o salário façam falta.

O Ser Humano acredita no que vê tanto quanto só vê o que acredita.  Ninguém acredita no que não entende. O entendimento exige muito esforço mental, coisa que a maioria, em todos os tempos, não se dispõe a fazer.

MUITOS HUMANOS SÃO RESISTENTES À MUDANÇA E NÃO EVOLUEM

A liberdade e autonomia são fundamentais para o bem-estar, e as escolhas são fundamentais para a liberdade e autonomia. A vida de milhares de pessoas é uma rotina apressada e desesperada correndo de um compromisso para outro acumulando ansiedade na esperança de encontrar uma vida melhor por meio de ganhos materiais. Acumular ganhos materiais sem livrar-se, ou estar trabalhando para um dia livrar-se, de uma rotina estressante é algo muito distante do melhor que alguém poderia fazer ao longo de seu tempo mais produtivo na vida.

Nosso mundo cultural capitalista ocidental, com base no modelo norte-americano, não promove a virtude do descanso e até o marginaliza. Não é fácil descansar sem crítica ou sem algum sentimento de culpa. Não há espaço para o ócio produtivo, criativo. Em razão desta influência cultural, não é fácil, ou natural, para a maioria enxergar a possibilidade de investir para obter renda passiva, aquela que você ganha enquanto dorme ou está viajando de férias. A cultura capitalista induz à crença de que uma vida atribulada, correndo atrás do dinheiro, é condição necessária para o sucesso (seja o que este representar para alguém) e para o bem-estar social, ainda que, na realidade, este se refira apenas a um falso “status” de sucesso social, uma mera aparência.  Como subproduto dessa subcultura, a sociedade moderna cultua atalhos na ilusão de obter ótimos e rápidos resultados por meio deles, são exemplos notórios: abdominais de cinco minutos, refeições de 15 minutos em rede de fast-food, fotos reveladas em uma hora, busca de riqueza com operações rápidas (day trade) na Bolsa de Valores. Tudo na contramão dos grandes e mais duradouros sucessos que necessitam de planejamento, paciência e tempo. É preciso entender como as coisas funcionam na vida para saber o que pode (ou deve) ser feito (ou feito com elas) para que elas sejam boas na vida.

A mídia encoraja pessoas a viverem com objetivos mais superficiais de consumo imediato direcionado a pessoas que foram induzidas a desejar agir conforme o que a mídia estereotipou como uma “vida de rico”. A vida da maioria é pobre em educação financeira e nestas é fácil a instalação e criação de péssimos hábitos. Escapismo (atitudes compensatórias) é relevante no grupo de baixa renda, o gasto para aparentar sucesso é mais importante para o pobre do que para o rico. Inclua na categoria pobre os novos ricos que obtiveram dinheiro com uma "cultura" especializada, e a falta de uma cultura ampla. A falta de educação financeira também faz com que muitos acreditem que bons investimentos só estejam disponíveis para os ricosO tempo é também uma força muito poderosa nos investimentos. Faz os capitais pequenos crescerem e os erros maiores diminuírem de importância ou até desaparecerem. Ele não tem como neutralizar o azar e o risco, mas encaminha os resultados para mais próximo daquilo que você fizer por merecer.  Reflita: O que mantém algumas pessoas pobres enquanto outras ganham milhões? Com base na realidade social brasileira, considere qualquer sala de aula em qualquer escola de ponta particular e observe os alunos. Acredite que daqui a vinte anos alguns deles serão ricos e outros pobres. 

Faça uma reflexão com relação a sua realidade, quantos colegas seu de infância que ‘em tese’ tiveram os mesmos recursos materiais de famílias com posições econômicas relativamente semelhantes que você e hoje estão mais pobres ou mais ricos que você. Considere ainda, os que eram mais pobres e hoje estão mais ricos que você. Todos ouviram os mesmos professores e tiveram os mesmos livros didáticos. No entanto, apesar disso, alguns se tornaram ricos e outros não. Por que? Porque os humanos têm habilidades e aptidões diferentes, e farão escolhas diferentes. No final das contas, as escolhas são tão ou mais determinantes que os recursos disponíveis. 



Claro, certamente coisas ruins acontecerão e produzirão impactos diferentes na vida de cada um. Alguns têm famílias que não ajudam e até empurram para trás, como se fossem inimigos, outros enfrentam problemas de saúde ou se colocam gradativamente ou subitamente em situações em que suas únicas opções disponíveis são todas ruins. Mas, no final, a posição na vida e a riqueza construída ou não dependem muito das escolhas feitas e atitudes executadas.

Quem reduz suas correrias terá mais tempo para aumentar a sabedoria. 
Não adianta viver inquieto na opulência.

Existem diversas definições para o conceito de liberdade financeira. A maneira óbvia e lícita de obtê-la é através de investimentos que possibilitem a segurança do capital, a sua proteção da depreciação no longo prazo, gere renda razoável e também contribuam para a liberdade de tempo, mobilidade e em quase nenhum esforço do investidor para mantê-los e aumentá-los. Em um sentido bem simples e objetivo, a verdadeira Liberdade Financeira é atingida quando a renda gerada pelos investimentos com essas características é superior ao custo de vida de seu possuidor. A renda passiva oriunda de lucros de ativos reais e não de juros de estoque de dinheiro em Banco proporciona liberdade afastando de si preocupações acerca de clientes duvidosos e falta de trabalho.

A ignorância no medievo era a regra para quase todos, somente o clérigo católico possuía bibliotecas. Hoje, na era da informação à distância de um click, é uma opção.  Use o dinheiro para comprar o controle sobre o seu tempo. Não ter controle sobre o seu tempo é um empecilho universal, e muito forte, para a felicidade. A capacidade de fazer o que quiser, quando quiser, com quem quiser, pelo tempo que quiser, é o melhor dividendo que se pode receber dos investimentos financeiros. Este blog é dedicado a todos que desejam assumir o controle do seu tempo e seu futuro financeiro. Não há dicas ‘quentes’ ou sugestão de especulação. O objetivo é apenas ensinar a obter um fluxo constante de dinheiro extraído de um portfólio de ativos negociados em  Bolsa de Valores para enriquecer,  solidamente, após um longo tempo, e manter-se financeiramente sólido também por um longo período de tempo. É possível chegar lá de forma simples, segura e eficaz. O fato de apenas  saber que há um caminho já é um  importante ganho intelectual, é como navegar em alto mar com um GPS ou uma bússola e saber onde deseja chegar.  O leitor também precisará fazer a sua parte. Não pode se satisfazer apenas com opiniões alheias, deve desejar pautar-se também em fatos e na experiência própria, em suma: agir por conta própria.

Busque conhecimento permanentemente, planeje seus lucros, fique no controle e proteja o seu fluxo de caixa. Resultado financeiro define o sucesso, crescimento e declínio de todo negócio e de toda pessoa. O maior conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância (Buda).  A maioria vive iludido e feliz apenas um dia à frente do perigo da falência, a exemplo de um profissional autônomo de serviço muito especializado e único mantenedor da renda familiar.

Para muitos trabalho é apenas uma palavra. Eles não nasceram para o trabalho, ou o trabalho não foi criado para eles. Independente da forma como cada um vê o trabalho e o dinheiro, a verdade é que todos necessitam de dinheiro para viver e este só é obtido fazendo algo por alguém (trabalho direto) ou investindo o dinheiro em atividade econômica onde existam pessoas fazendo (trabalho indireto). O resto é devaneio de hippie socialista. O trabalho é grande parte do que fazemos nesse mundo. O dinheiro obtido por meio dele forma a dignidade e a independência. O investimento em bens geradores de renda passiva maximiza este potencial de forma eficiente, eficaz, com propósito e tranquilidade, sem ritmo frenético.

A LIBERDADE FINANCEIRA É O  SUSTENTÁCULO

PARA QUALQUER OUTRA LIBERDADE INDIVIDUAL

A vida financeira das pessoas pode ser dividida em três estágios: (1) escravos do dinheiro; (2) livres; (3) independentes.

Para investir na busca da liberdade e independência, antes de qualquer coisa, é preciso descobrir em que momento está a sua vida financeira. Esse deve ser o primeiro passo. E, mesmo que considere já investir, é interessante fazer essa reflexão agora, para usar como guia e tomar as melhores decisões para o seu futuro. Entender isso muda tudo.

Escravo: é aquele que vive pensando nas contas a pagar e na falta de dinheiro, que se torna uma sombra negativa em sua vida e gera constante preocupação. A pessoa sente-se um prisioneiro do dinheiro. A resposta para esse dilema é focar em cortar supérfluos, balancear as contas e gerar caixa. O mais importante é conseguir fazer o dinheiro sobrar no final do mês para poder começar a investir de forma inteligente. Na vida, tudo começa e termina com o dinheiro, do nascimento ao túmulo!

Livre: nesse estágio, você conseguiu economizar uma reserva de emergência para cobrir pelo menos seis meses de seus gastos rotineiros e começou a investir. 

Independente: atingir esse estágio é o que todo investidor almeja. Aqui seus investimentos já apresentam retornos suficientes para bancar as suas despesas. Isso quer dizer “adeus” a dependência de trabalho, chefe ou clientes!

Poucos conseguem atingir esse nível porque poucos têm conhecimento para enxergar essa possibilidade na vida moderna e disciplina para manter o foco ao longo de uma vida inteira. Enriquecer é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Nessa etapa, reduzir o dinheiro investido em bem gerador de renda onde está obtendo bons retornos para pagar o conserto do carro não faz sentido nenhum. Ao ter uma reserva liquida e geradora de renda, você não precisa viver esse dilema. Seus investimentos estão preservados e - se preciso - você  usará apenas a parcela dos rendimentos sem destruir o principal, sem jogar o seu esforço fora, sem voltar a etapa anterior. É claro que tudo tem um começo e ninguém começará com ampla folga financeira salvo se herdar uma grande herança ou ganhar um grande prêmio na loteria.

Outro fator importante é conquistar a liberdade para fazer as melhores escolhas para a sua vida. Foi demitido? Não tem problema. Você pode se dar ao luxo de procurar outro emprego com calma, sem ter que aceitar a primeira oferta.

O fator mais importante para atingir o objetivo, independentemente do nível em que você esteja, é sempre gerar um superávit, que é simplesmente gastar menos do que se ganha. É assim que se tem dinheiro para criar uma reserva de emergência, investir todos os meses e acumular retornos.

O maior erro que você pode cometer em sua jornada é elevar muito o seu padrão de vida ao aumentar a sua renda, seja por um reajuste salarial ou conquista de uma renda extra.

“o perigo do desejo é que ele aparenta ser um aliado”

"Empolgue-se menos, raciocine mais"

Viva o presente, mas não se esqueça de que 
o futuro hoje distante poderá tornar-se presente.

Nunca se esqueça de que algumas pessoas e fatos passam em nossas vidas para nos ensinar a não sermos iguais a elas e a não os repetirmos.

O ser humano é frágil, saber reconhecê-la e administrá-la é o que o fará progredir. Nunca se esqueça de que  o seu patrão da iniciativa privada, ou o governo, ou seus clientes jamais serão obrigados a lhe pagar de acordo com as suas despesas: a quantidade de filhos, o tipo de carro, as roupas caras, a viagem desejada, o tipo de moradia e local, o tipo de esposa, com renda ou sem renda, perdulária ou frugal, TUDO é por conta e risco das escolhas de cada um, e não de outros diretamente.

O vulgo (quase todos) está satisfeito com as aparências, como se fossem realidades, e muitas vezes são mais influenciados pelas coisas que parecem do que pelas que realmente são. Nicolò Machiavelli – 1469 - 1527

É fundamental viver sempre abaixo das suas possibilidades para poder economizar e investir. Pode parecer um contrassenso. Afinal de contas, a multidão ao seu redor pensa no dinheiro apenas como instrumento para realizar os sonhos de consumo material. Por isso, é preciso ter a clareza do investidor inteligente e não seguir a maioria que ou é pobre ou está apenas na posse do dinheiro sem a importante segurança financeira. É importante sempre definir seus objetivos: aproveitar um deleite passageiro ou comprar a sua liberdade e segurança financeira, investir na preservação de sua dignidade? No cristianismo, o culto à pobreza é virtuoso; no judaísmo, a pobreza equivale a uma desonra, a uma injúria.

No dia feliz não te esqueças dos males; 
no dia infeliz não te esqueças de suas riquezas. 
A desventura faz perder o que possui.

Conta a Lenda que um monge chamado Ryokan um dia ouviu falar que seu sobrinho, que o havia substituído nas responsabilidades de gerenciar proventos e os bens da família, estava gastando todo o dinheiro em luxúria com mulheres, e os parentes pediram para ele fazer algo.  Ryokan teve que viajar por uma longa estrada para encontrar seu sobrinho. O sobrinho ficou grato por encontrar o tio novamente e o convidou pra pernoitar. Por toda noite, o monge sentou em meditação. Quando estava partindo, disse ao jovem sobrinho: Eu devo estar ficando velho! Poderia me ajudar a amarrar minhas sandálias? - O sobrinho o ajudou devotamente. Então disse o monge: ObrigadoVocê vê, a cada dia um homem se torna mais velho e frágil. Cuide-se com atenção. Então partiu sem falar nada sobre o indicado problema. Daquela manhã em diante, o esbanjamento terminou. 

O Mundo é cruel e injusto. Ignorar esse fato não o fará viver em um conto de fadas no melhor estilo Disney.

Pessoas não gostam de ouvir a verdade porque não querem ter as suas ilusões destruídas. [Friedrich Nietzsche]

O mundo não é apenas sol e arco-íris. Você será abatido se permitir, nada bate mais forte do que a vida.

Quase metade das famílias norte-americanas não conseguem investir dinheiro algum simplesmente porque gastam tudo que ganham, não porque não têm para juntar e proteger-se. Grave bem isso: cada um é as decisões que toma e as escolhas que faz diariamente. Cada um é o que faz, não o que diz que fará. Se você tem um plano como o meu, que é a cada ano ser mais livre, independente do trabalho, e viver a cada ano com mais segurança financeira, deverá aprender a investir no mercado de renda variável. Refiro-me a ‘investir’ e não a ‘especular’ querendo ficar milionário da noite para o dia. Tudo que é necessário são conhecimento adequado, determinação, e alguns bons conselhos para guiar-se nessa jornada.

Já notei que existe um momento na vida em que algo leva algumas pessoas a quererem uma transformação em algo para elas considerado importantíssimo, tal como no sentido  de desejar viver mais livre, independente, dos ressentimentos e estresses do mundo social.  Ação é um ativo real. É parte de um patrimônio líquido de uma atividade empresarial real, um conjunto de bens tangíveis e intangíveis. Acumular ações não tem tanto risco quanto vários outros investimentos: pode-se planejar viajar no próximo mês porque não precisa vigiar, tem total liberdade e liberdade é um ativo.  É isso que as pessoas ricas desejam ganhar, elas entendem isso. 

Muitos dizem: A minha casa vale 1 Milhão; Meu negócio vale 2 Milhões; Minha coleção de arte vale 500 mil. Todavia, esses argumentos ignoram o óbvio: Toda avaliação de bens, sobretudo os imobilizados,  é inútil a menos que exista um comprador para pagar o preço que se gostaria de vender. Some-se a isso o fato de que a maioria vive em um mundo de avaliações inflacionadas. Então, qual seria a melhor forma de riqueza? De modo oposto ao que a maioria pensa, a riqueza que é líquida, que pode ser vendida a qualquer momento; que está protegida da depreciação e da inflação no longo prazo, que é produtora de renda passiva que pode ser usada, ou reaplicada com um clique do botão do mouse. Essa é a maior  razão pela qual 100% do meu patrimônio  estão em posições líquidas. Ainda sem considerar que o mercado de renda variável  têm um desempenho melhor do que os investimentos ilíquidos a longo prazo. Fora isso, obviamente, o conhecimento e a saúde são fontes muito importantes de riqueza indireta, desde que o conhecimento seja usado corretamente. 

Estas informações são para aquelas pessoas que já tiveram o “insight ” da paz trazida por uma vida com segurança financeira, ainda que relativa, menos dependência das interações sociais (liberdade) para obter a sua renda, e isto as tem feito buscar alguma coisa para lhes dar alívio nesta ansiedade. Dentro da estrutura de cooperação social sob a divisão do trabalho no sistema capitalista, cada um depende do reconhecimento de seus serviços por parte do público comprador do qual ele mesmo faz parte. O dinheiro é obtido fazendo-se algo por alguém, seja em que escala for. Sob esta regra do capitalismo e que a perfeita autonomia econômica de todos é uma impossibilidade, liberdade significa: não depender da vontade de alguém mais do que alguém possa depender da sua. A título de exemplo: o grau de dependência e insegurança financeira ou social de um profissional autônomo cuja renda vem de seus clientes é muito maior que a de um rico acionista minoritário que recebe proventos de diversas grandes empresas, conforme o foco do livro. Reflita! É nessa liberdade que um potencial investidor deve aprender a investir e desejar conseguir. A pior dependência é a financeira.

SE VOCÊ NÃO ACHAR UM MEIO DE GANHAR DINHEIRO ENQUANTO DORME, VOCÊ VAI TRABALHAR ATÉ MORRER. - WARREN BUFFET

Como parar de “ganhar a vida” diariamente e começar a criar riqueza? No início dos anos 1400, duplicar o conhecimento presente nos livros era um trabalho que levava ANOS para ser concluído. Consequentemente possuir um livro era algo proibitivamente caro — um luxo que só o mais rico dos ricos poderia comprar. Naturalmente, os escritores dos manuscritos eram escassos e muito bem remunerados. Enquanto muitos buscavam esses ofícios altamente remunerados, um alemão chamado Johannes Gutenberg tinha um objetivo similar, ele TAMBÉM desejava escrever vários livros, mas ele se propunha a fazê-lo de uma maneira diferente. Gutenberg, em meados do século XV, produziu uma máquina de imprimir conhecida como a prensa Gutenberg. Ele foi capaz de reproduzir 200 cópias da Bíblia em três anos, o que foi considerado uma realização milagrosa naquela época.

Agora, respondendo a pergunta: como parar de ganhar a vida e começar a criar riqueza? Pare de "escrever" e comece a investir [ou desenvolver] em algo que trabalhe por você produzindo valor às pessoas! Gutenberg transformou a indústria de manuscritos no século XV. Quanto mais prensas gráficas eram produzidas, mais o valor daqueles empregos ficava depreciado. Atualmente, toda indústria está passando por uma revolução em todo o mundo. O valor do trabalho de milhões de empregos está se desvalorizando. É IMPOSSÍVEL que o homem vença as máquinas e a tecnologia da Inteligência artificial.  NÃO é através do trabalho [ou qualquer trabalho] que a riqueza "segura" e mais "durável" é criadaNão se engane. Um salário maior o fará se SENTIR melhor, até rico, todavia somente os negócios produtores de valores duráveis necessários, muito desejados, ou indispensáveis aos outros o farão rico.

 CONSIDERE   AMPLIAR  A  SUA   FONTE  DE  RENDA  COM LUCROS DAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO OU COTAS DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS


Não dependa de uma única coisa, nem limite qualquer recurso, mesmo que seja raro e excelente. Tenha tudo em dobro, em especial as fontes de beneficio. É transcendente a mutabilidade da lua, pondo fim à permanência, e mais mutáveis ainda são as coisas que dependem da frágil vontade humana. Acumule suprimentos para se precaver contra esta fragilidade, para seu conforto. Assim como a natureza duplicou os membros do corpo mais importantes e mais expostos, devemos suprir-nos em dobro das coisas de que dependemos.

Baltazar  Gracián  –  A  Arte da  Prudência

Lembra-te da fome no tempo de abundância e 
das necessidades da pobreza  nos dias de riqueza.

Nem tudo que faz bem para a saúde mental é palpável, visível aos outros, a segurança financeira é uma delas. A  dependência social ocorre nas mais variadas intensidades e circunstâncias da vida. Quantos não dependem do emprego, do cliente, o patrão do empregado e vice-versa, o locador do inquilino e vice-versa, etc.. Todos são “faces” diferentes da pior dependência: a financeira. Tudo na vida gira em torno do dinheiro e da interdependência financeira. Infelizmente, a independência total é uma impossibilidade social, mas, por outro lado, agir para reduzi-la gradualmente a cada dia, ano ou década, pode estar ao seu alcance e você pode estar deixando essa oportunidade passar pela falta do conhecimento necessário.

O dinheiro e o ouro não constituem  riqueza propriamente dita, são apenas a sua consequência. Eles correspondem ao combustível, ao objetivo do trabalho, que resulta na produção de riqueza e de sua troca. Rico é aquele que faz alguma coisa por alguém e em contrapartida recebe o dinheiro, por consequência direta a riqueza real está na prosperidade e na expansão das trocas de serviço, do comércio e da indústria. 

A realidade determina: primeiro trabalho, depois investimentos. Por óbvio, o combustível de todo investimento é o dinheiro. Mas, pode-se passar uma vida produtiva inteira sem pensar no futuro ou passá-la fazendo investimento inteligente de forma gradual e constante para que a cada ano a pessoa se torne menos dependente da própria capacidade produtiva individual e da forma com o melhor custo-benefício financeiro e pessoal. Diariamente, a realidade mostra poucos praticando investimento financeiro de forma inteligente e outros milhares não. Mas, felizmente, a decisão (o querer) de que lado ficar depende exclusivamente da vontade de cada um. 

A sociedade brasileira às vezes nos impõe a sensação de ser melhor ser um louco acompanhado de muitos do que um sensato sozinho, haja vista que ser o único sensato o fará ser visto como um louco. A sociedade indica que o importante é pois seguir a corrente. Contudo, às vezes, a maior sabedoria é não saber ou fingir não saber, afinal temos de viver com os outros, e a maioria é ignorante, e de todos os tipos, há até com diploma de doutorado!

Aqui relaciono alguns fatos importantes sobre a riqueza com base em pesquisa do Thomas Corley, autor do livro : Rich Habits: The Daily Success Habits of Wealthy Individuals," e "Rich Kids: How To Raise Our Kids To Be Happy And Successful In Life."

(1) O caminho mais fácil para a riqueza é economizar e investir. O caminho mais comum para a riqueza é o mais amplamente disponível para as pessoas: poupar e investir em bens geradores de renda. Muitos não nasceram ricos, tornaram-se ricos porque economizaram diligentemente, investiram prudentemente e esperaram. Há muitos ricos vivendo com aparência de não rico.

Já foi dito que a liberdade financeira é alcançada quando a receita de investimento em renda passiva excede as despesas. Mas a periodicidade das receitas também importa muito. A maioria das despesas ocorre mensalmente, enquanto a maioria dos pagamentos de proventos em ações no Brasil não tem periodicidade certa (previsível) e regular. Porém, quase todos os Fundos de Investimentos Imobiliários pagam rendimentos mensais e com razoáveis taxas de retornos. Os pagamentos mensais facilitam a combinação da receita do portfólio com as despesas da família. O investimento visando recebimento “perene” de  proventos mensais é especialmente atraente [e necessário] para os interessados em renda para aposentadoria. No Brasil, isto se tornou possível, cada vez mais, à partir do ano de  2002. Todos sabem que é difícil lidar com as despesas certas e mensais quando as receitas são incertas, mal estimadas e imprevisíveis. Mas a conveniência da receita mensal não é o único benefício com os rendimentos mensais dos FII. Eles também possibilitam que você possa reinvesti-los mais rápido aproveitando a capitalização composta sempre que não precisar da receita de seu portfólio imediatamente. Felizmente, o mercado financeiro não é 100% eficiente e atualmente, é possível construir um grupo de ativos gerador de renda mensal e resistente a crises econômicas.

(2) O verdadeiro rico é aquele cuja renda passiva é igual ou excede o seu custo de vida. Em outras palavras, eles não precisam receber um salário consistente de um emprego para viver confortavelmente. Com base em um taxa de retorno de 5%, alguém cujo estilo de vida custa entre US $150.000 e US $160.000 por ano precisaria de investimentos totalizando US $3,2 milhões, disse ele. Aqueles que vivem com muito menos - digamos, US $50.000 a US $60.000 por ano - precisariam de US $1,2 milhão investido para gerar sua renda anual. "Portanto, controlar o custo de vida também é uma chave para a porta da riqueza. Seu padrão de vida pode torná-lo rico ou não.

(3) Milionários por conta própria vivem vidas relativamente modestas. A pior parte de viver de salário em salário é que, no final da vida útil de trabalho, você literalmente não tem nada para compensar toda a vida de trabalho árduo, exceto uma pequena parcela do patrimônio líquido em sua casa e seus benefícios da Previdência Social. Como resultado, ainda pode ser forçado a vender o pouco que tem e sobreviver com os benefícios do Seguro Social. O verdadeiros ricos nem sempre têm o carro, a casa ou as jóias mais extravagantes em relação à renda que possuem. A grande maioria mora em uma casa modesta, compra bons carros usados, faz a maioria das refeições em casa e compra roupas baratas. Eles também evitam compras emocionais ou por impulso que quase sempre se refere à coisa errada a se fazer e  perderá seu brilho depois de apenas algumas semanas, e o comprador ficará preso a algo que não precisa e que não gera receita. As pessoas tendem a gastar exatamente o que ganham. Elas aumentam seu padrão de gastos à medida que sua renda aumenta. Eles compram casas maiores, contas de serviços públicos maiores, custos de manutenção maiores e impostos imobiliários mais altos. Eles compram carros mais caros. Vão mais a restaurantes. Eles compram móveis novos, embora os móveis antigos pareçam bem. Perseguir um sonho é fundamental, mas todo grande sonho traz enormes riscos e enormes sacrifícios que podem ser para o bem e para o mal. Toda a cultura da humanidade foi construída em bases coercitivas: disciplina, perseverança, determinação, responsabilidade, em suma: trabalho, sangue, lágrimas e suor. Poucos estão dispostos a fazer os sacrifícios de uma vida frugal, e é por isso que apenas algumas almas corajosas seguem este caminho. Conseguir fazer o esforço de controlar os gastos, poupar e investir, o trabalho pesado já está feito. É preciso se colocar no piloto automático [hábito] de viver abaixo de suas posses. Tornar-se independente financeiramente é importante e o caminho a seguir é um processo. O caminho certo para cada um só cada um sabe. Lembre-se de que todos podem plantar o que quiserem, mas só colherão com base no que semearam. Se liberdade financeira é importante para você, então deverá aprender as regras do seu caminho. Em algum ponto, deverá iniciar o processo de criação de sua riqueza, quanto antes melhor: tempo é dinheiro. Comece a poupar e planejar suas finanças o mais cedo possívelPode parecer muito cedo para fazer planos de aposentadoria – mas não há mal nenhum em economizar cedo, certo? Mesmo que seja apenas R$ 50 por mês, não importa – economize muito. Cada centavo conta. Ninguém não sabe o que o futuro lhe reserva, por isso é sempre bom estar do lado mais seguro e ter renda suficiente para manter a dignidade, de modo que, se um belo dia houver um problema, você terá o suficiente fundos para se sustentar. Além disso, não importa o quão pequeno o investimento possa parecer agora, foque no valor futuro. Seja consciente nas coisas que consome e não subestime o poder dos juros compostos! Gaste o dinheiro com ativos que dão retorno e demorem a depreciar ou que não depreciem no longo tempo.

(4) Os verdadeiramente ricos sabem quando dizer não.: Os milionários são seletivos quanto às tarefas que assumem e às oportunidades que aceitam. Eles se sentem à vontade em dizer não às coisas que não apoiam seu progresso e sim apenas às que se alinham aos seus sonhos e objetivos. Essa lição é importantíssima. Sabe aquele monte de coisas que você sempre fala que quer fazer mas nunca tem tempo? Pois é, comumente não é falta de tempo é falta de prioridade. Saber dizer não é mais difícil do que dizer sim. Dizer “não”, vai te abrir mais oportunidades para dizer bons “sim”. Viva a sua vida nos seus termos. Você precisa assumir o controle da sua vida, não sãos os "amigos", a política ou o jornalismo econômico do país que ditarão o rumo da sua vida. Faça o que te faz bem e esqueça as aparências. Não tente agradar pessoas de que você não gosta, gastando o dinheiro que você não tem. Autenticidade é mais importante do que popularidade. Prefira ser odiado pelo que você verdadeiramente é do que ser amado pelo que não é. Ser você mesmo é muito melhor do que ter 1 milhão de falsos seguidores. Lembre-se, o fã mais importante que você precisa ter é você mesmo! Saiba quais são seus valores, o que te forma e vá (incansavelmente) em busca do que te faz bem. Ser objetivo é diferente de ser rude. Não se engane, apesar das aparências, ser objetivo é diferente de ser rude. Você pode ser objetivo e ainda assim tratar as pessoas de forma gentil.

(5) Agendar um horário para pensar é um dos principais hábitos das pessoas ricas. Milionários por conta própria são pensadores dedicados, na maioria dos casos, é a chave do seu sucesso. Os ricos tendem a refletir e a perguntarem-se todos os dias: o que posso fazer para ganhar mais dinheiro?; estou me mantendo no caminho correto? Qual o custo-benefício de minhas decisões para o meu objetivo principal? Prefira a solidão às multidões.

(6) As pessoas ricas procuram amigos encorajadores, otimistas e construtivos. Os relacionamentos interpessoais têm um efeito enorme na nossa capacidade de alcançar o sucesso. Os milionários tendem a procurar e se cercar de pessoas que possuem iguais interesses e qualidades como confiança,  paciência, autenticidade e foco. Eles também fornecem críticas construtivas e se concentram em agregar valor à vida daqueles que os rodeiam, não apenas a si mesmos. Algumas pessoas que devem ser evitadas.: 1 - Pessoas que estão sempre reclamando. Reclamam de tudo e de todos, sem cessar. É como se as próprias reclamações fosse seu combustível. 2 - Âncoras Humanas. Esses são perigosos, pois gostam de aplicar o efeito Âncora em sua vida: apenas te puxam para baixo. 3 - Homo Sanguessugas. Essa espécie é única no faz, pois além de sugar toda sua energia, entusiasmo e até alegria, colocam como propósito pessoal causar esses danos em quem está ao seu redor. 4 - Quem não quer crescer. É melhor se afastar mesmo de quem não quer crescer ou evoluir, a não ser claro, que esse também seja seu objetivo. Mas creio que não é o caso. 5 - Pessoas que não te respeitam. Veja bem, esse é o valor básico de uma boa convivência. Se de forma direta ou indiretamente isso ocorre com você e determinadas pessoas não o respeitam, procure se afastar urgentemente.

(7).Por outro lado, as pessoas que ficam ricas evitam a “pobreza por associação”. A natureza mostra que os semelhantes se atraem, metaforicamente, pássaros de asas diferentes não voam juntos; peixes diferentes não formam cardumes. Como seres humanos, tendemos a nos sentir melhor perto de pessoas com iguais valores, quer sejam vizinhos, familiares, treinadores ou amigos, por isso, é preciso refletir e buscar o desenvolvimento cultural sozinho para ter luz própria e não se deixar influenciar por hábitos equivocados. Não precisa isolar-se da vida social, mas se um relacionamento próximo é um desperdício, limite o tempo que passa com esses indivíduos. 

(8). A grande maioria dos milionários herdou hábitos cruciais de seus pais. Fato este que deu-lhes uma vantagem no caminho para riqueza: assumir responsabilidade por suas ações, respeitar a lei e a propriedade de outras pessoas, trabalhar duro pelo que deseja se aperfeiçoar diariamente, que adquirir riqueza é uma coisa boa, não má ou gananciosa. Livre-se dos maus hábitos. cigarros e bebidas alcoólicas são os campeões. Crie hábitos saudáveis para o corpo e a mente. Assim como todos os músculos do corpo, o cérebro precisa de bons estímulos constantemente, cultive o hábito da leitura. Ler tem vários benefícios além de ajudar a manter seu cérebro afiado: estimula a imaginação, melhora a habilidade de comunicação, ensina coisas novas. Aprenda a se organizar. Trace seus objetivos diários, semanais, mensais e até anuais e os acompanhe de perto. Busque ser 1% melhor a cada dia. A principal comparação que deve ser feita é consigo mesmo. Ao final do ano você poderá estar 365% melhor comparado com o seu EU do ano anterior. A competição existe, mas a vida também é uma jornada, ou seja, cada um tem a sua. Por isso, se comparar com outros pode trazer uma carga de negatividade desnecessária ao seu dia a dia. Se comparar principalmente com quem você foi ontem, é a melhor maneira de perceber melhoras em si mesmo. Dedique-se ao autoconhecimentoQueria escrever um grande parágrafo aqui, mas prefiro me ater a apenas uma equação: EQ > IQ. EQ = Emotional Quotient IQ = Intelligence Quotient .Quanto mais você se conhece, mais você aumenta o seu EQ. Gaste mais tempo em uma biblioteca ao invés de baladas.

(9) Consistência é uma das chaves do sucesso.: Consistência = Liberdade. Você pode até não ser o mais talentoso, mas você pode ser altamente disciplinado e entenda, esse é o verdadeira sentido de hard work. Aproxime-se ao estilo de vida dos Samurais, onde a disciplina ditava suas vidas. Construa uma rotina, tenha horários para acordar e ir dormir, horários para se alimentar, horários para se exercitar, para trabalhar e claro, se divertir! Disciplina = Liberdade!

(10). As coisas levam mais tempo do que imaginamos.: Vivemos em um mundo de pessoas impacientes! Quantas pessoas começam uma dieta e se frustram porque não ficaram magros no dia seguinte, ou começam um canal no YouTube e não conseguiram milhares de ‘likes’ no dia seguinte, e por aí vai…Não adianta começar um livro pelo final, você precisa lê-lo do início. Não adianta querer fazer uma cambalhota se você nem faz uma flexão. A sociedade do atalho sofre em entender que tudo leva mais tempo do que imaginamos. E se tem uma coisa que já foi comprovada que falhamos miseravelmente, essa coisa é estimar. Entenda, as coisas boas levam tempo. 

(11).Mudar de opinião é sinal de humildade, autoconhecimento e inteligência. Ninguém mantem a mesma opinião sobre algo desde que nasceu. Viemos a esse mundo para aprender e, dessa forma, conforme o tempo passa, mudamos de opiniões e conceitos e até mesmo a forma de enxergar o mundo. O importante é fazer isso de forma consciente.

(12) Tudo é difícil até tornar-se fácilNa vida tudo é um processo, quase tudo é difícil e é a persistência, a ação diligente e o nosso cérebro que fazem as coisas tornarem-se fáceis. Esse é o conceito, as coisas importantes que farão a diferença na vida começam difíceis e, se assim são, à medida que tornam-se mais fáceis significa que estamos progredindo. Como diz o ditado: as melancias se ajustam com a carroça em movimento. Foco no progresso!

 +++

Acredite que o mundo mudou e permanecerá mudando. Livros, guarda-chuvas e mentes só servem se forem abertos.

A necessidade de precaução financeira: um ciclo de abundância pode implicar em armadilha, a maioria deixa de preocupar-se e preparar-se para eventual escassez futura. Isso é bem ilustrado pela fábula “a formiga e a cigarra”. Do ponto de vista financeiro, a armadilha da escassez pode implicar na armadilha de dívidas, com consequências ainda pior, que poderiam ser evitadas ou atenuadas com atitudes no período de abundância. O problema é que quando o céu está azul subestimamos os dias de tempestades e, assim, a prevenção é negligenciada. Isso é bem ilustrado na fábula "o lobo e os três porquinhos". O estoque de medidas preventivas precisa ser criado em tempos de abundância e não de escassez. Isso não é fácil, mesmo quando se sabe que o pior existe e pode acontecer (e quase sempre acontece). Até parece não ser natural considerá-lo quando existe abundância. A força do dano (escassez) pode ser grande, mas entender a lógica do comportamento humano nas fases de abundância e escassez é indispensável pra minimizar as consequências negativas.

O presente está  eminentemente claro, enquanto as contingências futuras são menos prementes e mais desconsideradas e até mais difíceis de serem imaginadas com exatidão. Será que alguém deveria deixar espaços abertos em sua agenda para atender ao inesperado, apesar de haver tantas coisas que gostaria de fazer e para as quais tem tão pouco tempo? De fato deveria porque a folga obviamente é uma necessidade para enfrentar a escassez, no caso em questão de renda [dinheiro]. E mesmo assim, com frequência elevada, a maioria deixa de planejar para isso. Igualmente, muitos comprometem quase a totalidade dos recursos em luxos desnecessários ou não essenciais quanto estes são abundantes ou mesmo não tendo outro para gastá-lo para fins previdenciários e na segurança da fonte de renda. É necessário muito esforço cognitivo até para a maioria das pessoas hipervigilantes manter os custos baixos. É preciso negociar com si mesmo de forma diligente e examinar cada “desejo” para decidir se uma despesa é necessária e o custo de fazê-la em detrimento de um gasto em outra coisa menos prazerosa no presente e mais necessária no futuro. A abundância de recursos também pode representar uma armadilha tal como a escassez. A folga pode ser tanto benéfica quanto desperdiçadora. A folga e a escassez podem ser tanto benéficas quanto desperdiçadoras. A folga pode ser um estímulo para gastos supérfluos, assim como na escassez há quem hipoteque o futuro para cobrir os desejos de hoje. É preciso aprender a administrar os recursos tanto na folga quanto na escassez.

A seguir, algumas vantagens que o dinheiro 
com segurança financeira possibilita

Independente de cor, etnia, religião ou gênero estamos sujeitos a qualquer intempérie que foge ao nosso controle, mas o dinheiro ajuda a viver nossa vida de uma maneira muito mais fácil, são exemplos: Ter liberdade para expressar suas convicções filosóficas, religiosas e políticas: Independente de cor, etnia, religião ou gênero estamos sujeitos a qualquer intempérie, mas o dinheiro ajuda a viver nossa vida de uma maneira muito mais fácil; Viver sem hierarquia: Quem é o seu superior quando você esta entre os mais ricos do seu país? Proteção da integridade física: Os ricos podem morar longe das maiores taxas de criminalidade, seja em que Pais for; Escolha de nacionalidade: Se a situação estiver ruim no Brasil , o rico pode ir para Dinamarca, Inglaterra, Escócia, Irlanda, etc; Seletividade nas amizades: o intelectual pobre é obrigado a se isolar, sofrer certas angústias e frustrações; o rico tem um raio maior de alcance para buscar boas amizades; Seletividade na vida amorosa: O homem pobre se relaciona com o que dá, talvez a mais bonitinha [também pobre] que possa conquistar. Já quem é rico e possui saúde perfeita, uma certa simetria facial tolerável e estatura a partir de 1.70m, pode escolher melhor a sua esposa, assim como a Amazon recruta seus mais importantes empregados. Ruiva? Morena dos olhos verdes? Loira dos olhos azuis? Morena Clara ou Escura? Tom de pele branco ou avermelhado? Mulher morena árabe? Mulher asiática? Proveniente de meio urbano ou rural? MBA em Stanford ou autodidata? O rico pode afastar-se da dona de casa ou carreirista. A parceira começou a praticar abuso psicológico ou uma conduta inaceitável do ponto de vista ético-moral? Manda ir procurar outro marido! Não faz sentido alguém muito rico com liberdade e segurança financeira com muitos investimentos financeiros se sujeitar à manipulação ou consequências da falta de caráter de outrem. Não faz sentido se preocupar com traição também ou ter medo de perder o cônjuge. Enquanto ela for fiel o relacionamento subsistirá, entretanto caso apresente desvio de conduta é só trocar por outra melhor. Não precisa ficar choramingando pela falta de conduta de alguém que não leva sua própria palavra a sério. Homens bem-sucedidos são escassos, portanto basta se mostrar disponível que alguém aparece.

As informações neste blog existem para ajudar os leitores (que de fato desejam) a seguirem na direção de tornar seu ambiente mais à prova de dano (escassez) financeira. Assim como investir em um alarme de incêndio, um único momento de “insight” pode produzir benefícios duradouros sentidos por longo tempo.