ALERTAS PSICOLÓGICOS

“O  segredo da mudança é focar toda a energia não em lutar com o antigo, mas em construir o novo” ( Sócrates)


Você não pode tornar-se o que deseja enquanto permanecer preso ao que tem sido.

É díficil o homem refletir sobre aquilo que ele acha que já sabe.

“O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar suas mentes não conseguem mudar nada” . (George Bernard Shaw)

Para investir corretamente no mercado de renda variável não basta ter conhecimento, é preciso ter também muito bom senso crítico. A filosofia vale mais do que a matemática. O vídeo é uma caricatura dessa realidade.

Por analogia, o especulador seria o “inteligente”. 

O buy and hold seria o “burrão”.

Para obter grande transformação na vida devemos tender a um contínuo, constante, melhoramento diariamente. Ilustrando matematicamente seria [1,01] 365 = 37,8.  A melhora de 1 centésimo acumulado  todo dia implica em uma melhora de quase 38% em 12 meses. Em outro termo, a pouca melhora diária contínua pode no tempo produzir  grandes resultados. A regra do sucesso, seja lá o que esse representar para cada um, é focar em melhorar um pouco todo dia. Todavia, para tudo na vida há um inverso e essa regra também funciona para o mal ! Ilustrando matematicamente seria [0,99] 365 = 0,03 . Em outro termo, a pouca piora diária, na fórmula 1%, contínua, pode no tempo produzir  grandes retrocessos. Há também um problema adicional, tanto a melhora quando a piora gradual não são claramente percebíveis no curto intervalo de tempo. A motivação é o motor de tudo que é necessário fazer para o aprimoramento, e pode ser mantida ao longo do tempo dividindo-se o objetivo maior em vários pequenos objetivos ao longo do período planejado: cria-se o objetivo parcial [melhorar um pouco todo dia], a sua conclusão produzirá motivação que irá alimentar um ciclo virtuoso até o objetivo maior.  

A que o Investidor deve estar alerta para evitar perder   

o  foco no seu objetivo de longo prazo?



“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, buscar e vencer obstáculos, no mínimo, produzirá  coisas admiráveis”.

Dinheiro é uma ferramenta necessária para levá-lo onde quiser, mas jamais o substituirá  como motorista.

Todos decidem conforme o próprio conhecimento e crenças.

Henry Ford disse: “Se o dinheiro for a sua única esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira é a que compreende uma reserva de sabedoria, de experiência e de competência.” É muito perceptível que o ‘socialista’ deposita 100% de sua segurança apenas no dinheiro que não tem. Por isso, a inveja de quem o tem.

Os humanos são marcados pelo desejo constante de possuir o que não tem – objetos projetados pelas suas fantasias. A grama é sempre mais verde do outro lado da cerca. É preciso superar essa fraqueza para ser um investidor de longo prazo. 

1. O próprio caráter.: O Mundo está cheio de notórios invejosos percebíveis por qualquer um dispensam explicações, mas os “burgueses”: filhinhos de papai [que não honram nem os esforços dos pais por eles], estudantes pseudo-intelectuais,  o beautiful people da mídia e da moda que acham bonito as palavras de ordem como igualdade, injustiça social, ódio aos empresários, aos ricos, ao lucro são frutos também de um caráter invejoso dissimulado percebíveis por poucos, e também por uma reação motivada por sentimento de culpa de usufruírem condições econômicas melhores do que a maioria produzido e alimentado pelos interesses políticos de poder do cristianismo. A razão principal pela qual a maioria das pessoas se deixa enganar pelos embustes socialistas é a ignorância a respeito da essência da natureza humana. A primeira pergunta que se deve fazer é: Qual o interesse próprio oculto para o discurso ostensivo pelo bem do próximo sem ver a quem, seja lá até que bandido for? O filósofo e psicólogo Friedrich Nietzsche disse: A quem interessa o discurso em prol das virtudes da fraqueza senão ao fraco? A quem interessa o discurso em prol da caridade senão ao inseguro, potencial necessitado? A psicanálise diz: somos procurados pelos interesses [éticos ou espúrios] de quem nos procura. Ninguém procura alguém ou aquilo que lhe fará mal.  Então, qual o interesse por trás de tanta psicótica solidariedade com uns e ódio por outros? A única motivação é projeção de seus próprios interesses espúrios, preconceitos oriundos de uma subcultura e temores? Aqueles que ganham muito dinheiro a custa do próprio talento e trabalho lícito fariam o discurso psicótico da igualdade, ou este seria mais adequado ao invejoso, inseguro com baixa autoestima, sem nada a perder? Esse grupo de pessoas faz da sociedade brasileira uma coletividade neurotizada por um intenso tiroteio cruzado de ações e mentiras camufladas de solidariedade ao próximo que ultrapassa em muito a capacidade de percepção e compreensão da inteligência [cultura] popular e engolfa em um abismo de esperanças ilusórias terrores sem objeto e ódios sem sentido.

“O bem estar de alguns sempre serviu de álibi para os tiranos populistas”

“Grande ou pequeno, moderado ou extremado, todo rebelde anticapitalista, sem exceção, é um farsante – não só nas suas atitudes exteriores [de ovelha dócil], mas na base mesma da sua personalidade, na raiz do seu caráter, desejos espúrios ocultos e estilo de vida [adoram passear nos USA]”.  É um grave engano considerá-los bondosos e bem intencionados, só inocentes caem nessa. São pessoas com uma grande dose de malícia direcionada para a má-fé. A lógica do esquerdopata invejoso é sempre distorcida para justificar, desonestamente, qualquer coisa. O convívio com os seus opostos é sempre desigual, pois quem tem limites lógicos e éticos para argumentar já parte em tremenda desvantagem.

"A preguiça viaja tão devagar que a pobreza logo a alcança"

"As coisas são mais fáceis para o trabalho e mais difíceis para a preguiça". 

[Benjamim Franklin]



A oportunidade é uma deusa desdenhosa, pois não perde tempo com os despreparados.

2.A Procrastinação: Pense naquele dia em que você se sentiu extremamente satisfeito no final. Você perceberá que não foi o dia em que você adiou suas mais importantes tarefas, e sim o dia em que você fez o que precisava ser feito. A procrastinação não é necessariamente preguiça. Estudo da Universidade de Carleton, Ottawa/CA revelou que a procrastinação não é um problema de gerenciamento de tempo, e sim de regulação das emoções. Por isso existem tantas pessoas esforçadas que, volta e meia, se veem adiando tarefas importantes. É tentador fugir das inseguranças relacionadas a algumas atividades: toda vez que você faz isso, seu cérebro entende a pausa como uma recompensa, por fugir do estresse e ansiedade, e que produz a sensação de alívio imediato. Mas logo em seguida a culpa aparece, prejudicando a autoestima. A procrastinação é um ciclo vicioso, ou seja, se você não tomar uma atitude ela irá te deixar cada vez mais chateado.

3. Vicio em Mídias Sociais: O local aonde seu tempo é sugado, o destino número um de 9 em cada 10 procrastinadores: Instagram, Facebook, Youtube e cia. E não é só o seu tempo que as mídias sociais consomem: estudo da University College of London  mostrou uma correlação entre as mídias sociais, depressão e baixa autoestima. A verdade é: a falta de autoestima implica em considerar a grama do vizinho sempre mais verde que a própria. Principalmente quando ele corta as ervas daninhas da foto e altera o tom de verde com filtros do instagram.

4.Conviver com pessoas negativas: Cuidado com os socialistas! Eles não querem o bem dos pobres, mas sim a destruição daqueles que estão em condições que eles invejam. Sabe quando você está empolgado com alguma coisa e sempre tem aquele amigo que azeda a sua alegria? Que vê “pelo em casca de ovo” e cria problema onde não tem? Então, cuidado com essa pessoa. Normalmente a negatividade vem de pessoas que não se acham capazes de fazer nada e estão simplesmente vendo em você as limitações delas. Não é por mal que muita gente faz isso mas acaba impactando na autoestima de quem ouve.

5.Ignorar as próprias  qualidades: Existem pessoas com pudor em admitir suas virtudes, pensam que ao reconhecer as próprias qualidades estão “se achando”. Este hábito tem nome e se chama baixa autoestima. Não tem nada de errado reconhecer os próprios talentos, é inteligente fazer essa análise: você precisa saber no que é bom para contribuir com a família, amigos e colegas. Claro que também é preciso conhecer os próprios defeitos pelo mesmo motivo mas não foque só no lado negativo.

"Um mestre budista dava aula todo dia para seus discípulos, e toda vez que ia explicar o estilo "Zen" levantava o dedo indicador para cima. Um de seus discípulos viu o ato e achou interessante. No dia seguinte, o aluno começou a fazer o mesmo ato levantando o dedo pra cima. O mestre percebeu o ato e rapidamente pegou uma faca e cortou o seu dedo. O aluno tentava levantar o dedo, mas ele não estava mais lá. A partir deste momento ele atingiu a iluminação." 


Muitos passam a vida tentando ser igual a outros com atitudes que não coincidem com a própria personalidade. Imitar ou bajular  a pessoa a quem se deseja aproximar não é sensato. E ainda quando não têm reciprocidade com as falsas impressões que a sociedade dá de amizade sentem-se frustrados. Aqueles que se libertam dessa realidade aprendem a viver sozinhos: lendo, se conhecendo e priorizando objetivos próprios na vida. Paradoxalmente, é preciso conseguir viver sozinho para se salvar na multidão. 

5. Preocupar-se com o julgamento alheio: Pensa comigo: o mundo está cheio de pessoas legais, mas também está cheio de pessoas egoístas, mal intencionadas e manipuladoras. Não perca seu tempo com elas. Mesmo as pessoas bacanas não devem ser uma bússola para todas as suas escolhas: estas também podem não saber o que querem. Todo mundo muda de opinião, hoje algo é correto e amanhã incorreto. Então, uma pessoa que esperava de você um comportamento x, hoje, espera y e crítica você por agir de uma forma que ela mesma pode ter exigido dela no passado. Viver em função da opinião dos outros gera insegurança e tira você do controle das suas próprias decisões, reforçando para o cérebro a sensação de incapacidade.

“O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância.” 

( buda)

“somente aqueles que nada esperam do acaso são donos do destino.” 

(Mathew Arnold)

 “A verdade não tem defesa contra um tolo determinado a acreditar em mentiras.”

(Mark Twain)

A Lei suprema da irracionalidade diz que: “quanto maior a turba, mais perfeito é o domínio dela sobre cada um de seus integrantes”. Atravessar a ponte do sonhar ao fazer é para quem já aprendeu as regras do investimento no mercado de renda variável, e refletiu sobre onde deseja buscar a felicidade e em que tipo de pessoa quer se tornar.  Gracia Burnham, após passar um ano de sua vida como prisioneira de terroristas disse: “quando tudo é retirado começamos a ver quem realmente somos”.  Há circunstâncias na vida que  nos deixa face a face conosco mesmos e com a questão do que vamos fazer com o resto de nossas vidas. Essa é apenas uma delas.  O conhecimento não muda ninguém por si só, mas cria um contexto que torna mais fácil que alguém mude a si mesmo. Oferece recursos mais abundantes que poderão ser usados para diversas realizações. Porém, cabe somente a cada um dar os passos para cruzar a ponte. E a obrigação individual é revisitar e revisar o conhecimento e seus objetivos, sempre que necessário, sem preguiça, e agir de acordo com eles.  Para obter renda disponível para investir não é necessário e possível abdicar de tudo, mas tirar tudo o que é desnecessário ajuda muito. O foco é promover intencionalmente as coisas que mais valorizamos removendo tudo o que nos distrai dos objetivos. Alinhar intencionalmente as ações (tempo, dinheiro e energia) com os princípios. Olhar para o próprio comportamento a partir da perspectiva de como isso afeta a própria vida e a da família. Pergunte-se diariamente se a sua vida está coerente com suas palavras e valores ou se você está submetido aos valores consumistas da sociedade e do marketing do capitalismo.  O objetivo e o foco são caminhos para um fim, um propósito para o que mais importa: uma vida com perspectiva financeira favorável e segura. Claro que se isso lhe parecer bom. Não sou guru, conselheiro ou coach de vida. Todo mundo é diferente, mas há certas atitudes básicas que todo investidor com foco no futuro financeiro tem que praticar para viver no caminho do objetivo maior: atravessar a ponte do sonhar ao fazer.

“Faça sempre o melhor que puder, onde você estiver, com o que você tiver”


Ninguém duvida que a estratégia mais fácil (e democrática) de investimentos é comprar ativos de boas empresas no mercado de renda variável (bolsa de valores), com um valor de mercado abaixo de seu valor intrínseco e mantê-las no portfólio por tempo indeterminado, em tese “para sempre”. É isso que os maiores investidores da história sempre fizeram. Não significa que basta saber isso na teoria para conseguir tornar-se um deles, pois, como diz o ditado popular: na prática, a teoria é outra.   Mesmo com o caminho para o sucesso já conhecido, já desbravado por pioneiros do passado, as pessoas insistem em tentar acertar no centro do alvo o timing do mercado para praticar o ganho no curto prazo com simples compras e vendas. Peter Lynch geriu o famoso Magellan Fund com incríveis 29% de rentabilidade ao ano entre 1977 e 1990 e afirma que a maior parte de seus investidores perdeu dinheiro. Isso porque faziam aportes nos momentos de otimismo e sacavam nos momentos de pessimismo. Ou seja, compravam na alta e vendiam na baixa. Se um investidor colocasse US$ 100.000 no Magellan em 77 e não movesse uma palha até 90 teria quase US$ 2,8 milhões. Mas as pessoas não conseguem esperar e não conseguem suportar a volatilidade dos preços que quando estão bem acima do que pagaram, vendem para lucrar; e quando muito abaixo, vendem na esperança de não perder mais. Assim, desperdiçam as oportunidades de acumularem bons ativos com foco na renda passiva com proventos em um futuro mais distante.  Bastaria acreditar que, apesar da volatilidade do capital investido, este estará protegido da depreciação pela inflação no longo prazo para criar o controle emocional necessário para não fazer rotatividade de ativos do portfólio. Infelizmente, em razão da falta de conhecimento adequado, a maioria das pessoas não consegue manter-se focada em um objetivo maior de longo prazo ao ver notícias positivas ou negativas sobre empresas de sua carteira. As pessoas só enxergam o que conhecem! Para valorizar tem que entender!

Em setembro de 2021, a corretora XP divulgou uma pesquisa feita com sua rede de Agentes Autônomos (AAIs) para entender as perspectivas deles e de seus clientes em relação ao mercado. De acordo com as respostas, 38% dos entrevistados em agosto queriam diminuir sua exposição à renda variável, 25% a mais do que em julho. Por outro lado, apenas 16% pretendiam aumentar essa exposição, contra 37% no mês anterior. Entre os principais riscos apontados estavam a piora na situação fiscal do país e o aumento da inflação. Ambos são riscos reais e, em meados de 2021, passou a  existir a perspectiva de que a taxa básica de juros e a inflação aumentassem ao longo dos próximos meses. Desde o começo de junho, o Ibovespa acumulava uma queda de cerca de 10%, depois de passar a máxima histórica de 130 mil pontos. O preço de ativos de empresas sólidas há longo tempo e boas pagadoras de dividendos caíram nominalmente 36,66% (BBSE3).  Claro que tudo isso - crise política, problemas fiscais, inflação e Selic alta - pode incomodar o ‘expert’ que expõe o patrimônio à renda variável, porém, nunca assustar como sempre ocorre com os milhões que entram na Bolsa de Valores sem o conhecimento adequado, com o foco e a estratégia equivocados, tal como ocorreu no Brasil nos últimos dois ou três anos. Mas quando tivemos menos incertezas ao longo dos últimos 100 anos? Ou dessa vez será diferente e será preciso mudar a estratégia de investimentos? A história e a estratégia dos maiores investidores do mundo mostra que não. (Esse segmento de texto foi adaptado do texto obtido na Internet de autoria da Suno Research)

(6).Enxergue o potencial em si mesmo.: É preciso ter estudado muito sobre o mercado acionário, porém, também deve-se ter em consideração que o feito é melhor que o perfeito só na intenção, tal como o ótimo às vezes é inimigo do bom. O perfeito é importante, mas isso significa esperar que o sol brilhe em um céu totalmente azul, e a vida não se dá apenas nesses momentos. Ela precisa de todos os momentos. Ademais, onde tudo é perecível e mutável o perfeito de hoje pode ser o imperfeito de amanhã. É preciso saber filtrar o importante e coragem para iniciar. Toda experiência está baseada em teoria e a busca de sua confirmação na prática. Esteja comprometido com a sua vida. E isso não acontecerá sem uma mentalidade de esperança. O pensamento positivo é poderoso, mas não opera milagres. É preciso comprometimento com uma fé realista de que é possível melhorar a cada dia. Não pense pequeno. Vá em frente sonhando com o que de melhor você precisa e pode fazer com sua vida.

(7).Aloque seus recursos nas coisas que mais importam para o objetivo da segurança financeira.: Viver sem dívidas é importante, sobretudo se essas são por razões inúteis. Embora se possa ser rico para os padrões da maioria, a maioria não se sente rica. Embora muitos podem não se preocupar com dinheiro para as despesas fixas, ainda se preocupam muito com o dinheiro, ainda que tenham uma boa sobra financeira todo mês. E por que isso ocorre? A resposta é simples e óbvia, mas poucos percebem e já refletiram sobre isso, e se refere a sensação da insegurança financeira.  O Ser humano é um animal que tem percepção ontológica (sabe que envelhecerá e morrerá). Ele também sabe que todas as trocas de bens e serviços se dá na base do interesse comum que é o dinheiro. Ele também é consciente de que o futuro é insondável e pode trazer tanto coisas melhores quanto piores, e faz-se necessário ter dinheiro tanto para as necessidades mais conhecidas do presente quanto totalmente desconhecidas no futuro.  Some-se a isso o fato de que a  maioria trabalha muito para conseguir esse dinheiro e se alguma coisa acontecer com seu trabalho ou negócio, o dinheiro para de entrar. Esse fato é agravado pelo desejo de viver em lugares caros que aumentam muito desnecessariamente as despesas fixas.   Profissionais não financeiros bem-sucedidos tendem a ser os maiores sofredores dessa angústia de insegurança financeira em razão da pouca experiência em investimentos. Muitos desse tipo colocam seu  suado dinheiro em ativos recomendados por um gerente de investimentos de fala mansa, muito simpático e cordial.  Eles não são pessoas que você deve imitar.  Por outro lado, existe aquele desconhecido que mora em um lugar menor e mais barato que construiu um negócio que rende  $ 1 milhão por ano; dos quais ele gasta talvez $ 50.000 para mantê-lo. Ele também é  um investidor muito mais experiente e ainda que tenha oportunidades no negócio próprio ou outros negócios que ultrapassam o retorno estimado dos mercados financeiros públicos, ele também investe no mercado acionário, mesmo ganhando menos, apenas para multiplicar suas fontes de renda sem depender de sua saúde e trabalho direto para tê-las e, portanto, com foco em  sua segurança financeira. Ele não é um modelo imitado pela maioria das pessoas porque seus investimentos dependem muito de suas habilidades e experiência. Ninguém sabe tudo e é capaz de tudo. Os profissionais financeiros bem-sucedidos ,como um analista de fundo de hedge nos USA, que ganha um salário de US $ 1,5 milhão, tem o treinamento e a experiência para fazer bons investimentos e o tempo para pesquisá-los (já que é parte de seu trabalho), mas não a rede e a experiência para a maioria das oportunidades do trabalho mais escravo e menos remunerado da iniciativa privada e pública. Contudo, essa pessoa provavelmente terá a maioria dos ativos em um bem  de baixo custo e altamente diversificado com baixo risco de perder a renda tanto presente quanto futura.  

(8).Aprenda a dizer não.: Ninguém tem o controle total sobre como gastará seu tempo e com quem o gostará, mas, por vezes, acabam acatando os interesses de outras pessoas ou da sociedade. E dizer sim aos outros significa dizer  não aos próprios sonhos. Certas coisas com as quais se pode gastar o tempo até podem ter algum valor, mas,  simultaneamente, podem não ajudar a atingir o objetivo maior.

(9).Nutrir gratidão.: Quando não se tem muita coisa, mas também porque não deseja ter, experimenta-se uma satisfação que a pessoa que deseja a mais recente invencionice e se enche de coisas nunca vai conhecer. Quando seus bens são reduzidos a somente aquilo de que precisa e, com isso, lhe sobra renda para investir, você não só os percebe melhor como também os valoriza mais. Isso produz satisfação e paz. Isso surge de dentro e é um sentimento que a maior ganância não possibilita.

(10).Procure um propósito maior.: Um que seja digno da vida que lhe foi dada para viver.

(11).Movimente-se.: Metaforicamente, você é um navio que foi feito para se mover. Em algum momento será preciso levantar âncora e zarpar. Nós só progredimos enquanto estamos nos movimentando. Somente um navio em movimento pode reorientar sua navegação. E muitas vezes as novas e melhores oportunidades só são descobertas quando estamos indo para outro lugar não previsto antes.

QUEM TEM OLHOS DE VER, QUE VEJA;

QUEM TEM OUVIDOS DE OUVIR, QUE OUÇA;

NÃO ADIANTA JOGAR SEMENTE EM SOLO RUIM. 

NÃO ADIANTA ENSINAR VALORES AO TOLO 

IRRESPONSÁVEL E INDISCIPLINADO.

O SOL NÃO NASCE PARA TODOS !

É preciso aceitar a verdade de que a Luz do saber (sentido amplo) nunca foi aproveitada da melhor forma igualmente por todos. A maioria também sempre a desprezou. As particularidades individuais também são importantes causas de riqueza e pobreza. Poder-se-ia perguntar: por que os homens ultrapassam tanto os animais em raciocínio, e alguns homens ultrapassam tanto  outros. Não deveria o mesmo hábito ter a mesma influência em todos? O fato é que há uma enorme diferença entre o entendimento humano tanto quanto a diferença entre os humanos. Há inúmeras circunstâncias que produzem diferenças entre os entendimentos dos humanos e, por consequência, do resultado (posição) de cada um na sociedade. A seguir cito alguns que interferem diretamente com o sucesso e o fracasso no investimento ou no aproveitamento das oportunidades no mercado de renda variável.

-Os psicólogos israelitas Kahneman e Tversky conduziram uma série de experiências concebidas para revelar como as escolhas são feitas em face de incertezas. Descobriram padrões de comportamento não  considerados pelos proponentes da tomada ‘racional’ de decisões. Humanos usam atalhos confortáveis que os levam a percepções errôneas. Tendem a recorrer a tipos mais subjetivos de avaliação, os “graus de crenças” de Keynes, que figuram com mais frequência e importância do que a pura razão lógica-matemática. (1), a emoção muitas vezes destrói o autocontrole; (2), as pessoas, muitas vezes, não conseguem entender plenamente com o que estão lidando e, portanto, também as esperadas consequências; (3) O uso errado da amostragem. A natureza é tão variada e complexa que produz dificuldade em extrair generalizações válidas do que é observado; (4) Muitos agem dominados pela intuição acreditando estar usando a exata medição; (5) Tendem a ignorar aspectos mais relevantes e rotineiros e a concentrar-se em aspectos parciais mais irrelevantes e raros, mas que vão ao encontro das próprias crenças. (6) Não distinguem informação suficiente de excessiva. Como resultado, prendem-se às suas posições e acabam em apuros. Muitos se tornam “policiais da teoria” ou seus “defensores inquisidores”.

-Alguns seres humanos superam outros em muito no que tange à atenção, memória e observação. E isso produz uma enorme diferença em seus raciocínios.

-Quando o efeito é produzido por um complexo de causas, as mentes de alguns homens podem ser muito mais amplas que as de outros, e mais capazes de aprender o sistema de objetos em seu todo e inferir corretamente as consequências.

-Alguns humanos são capazes de levar mais longe que outros o desenvolvimento de uma cadeia de consequências.

-Poucos humanos podem pensar por longo tempo sem confundir as ideias e tomar umas pelas outras. E existem graus variados dessa debilidade.

-A circunstância da qual o efeito depende está frequentemente envolta em outras circunstâncias extrínsecas e acidentais. A separação dessas circunstâncias requer muitas vezes grande atenção, precisão e engenhosidade.

-Formular máximas gerais a partir de observações particulares é uma operação muito delicada, e nada é mais usual do que enganar-se nessa atividade, pela pressa ou pela estreiteza da mente que não examina a questão sob todos os seus ângulos

-Quando se raciocina com analogias, os humanos que têm maior experiência ou mais presteza para propor analogias serão os melhores raciocinadores.

-Inclinações derivadas de preconceito, educação, emoção, etc.. pesam mais sobre algumas mentes do que sobre outras.

-Os livros e a conversação ampliam muito mais a esfera da experiência e do pensamento de alguns humanos do que de outros.

+++

Para quem leu até aqui, é capaz de ler um pouco mais. Antes de decidir especular de forma ostensiva no mercado de renda variável, é importante lembrar de alguns provérbios atribuídos ao Sábio Rei Salomão, indicados a seguir:

“A sabedoria do sensato faz-lhe conhecer o caminho, mas a esperteza dos insensatos é ilusão.”

“Há caminhos que a alguns parecem retos, mas no fim conduzem à morte.”

“O ingênuo crê em qualquer palavra, mas o sagaz põe cuidado em seus passos”

“O Sábio é cauto e evita o mal, mas o insensato é impetuoso e confiante.”

“O homem paciente é rico em prudência, mas o impulsivo aumenta o desatino”

“Mais vale o pouco do que um grande tesouro com grandes preocupações.”

“Quem presta atenção às experiências da vida frequenta o círculo dos sábios.”

“Os tolos escarnecem o sacrifício, mas entre os sensatos ele é bem aceito.”

“A arrogância precede a ruina, a altivez de espírito precede a queda, e a humildade precede a honra”.

“Mais vale ser modesto com os humildes do que repartir despojos com os soberbos.”

“Adquirir sabedoria vale mais do que ouro, e adquirir prudência é mais precioso do que a prata.”